segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Um guia sobre as aves silvestres de São Paulo

                                  A repórter Mariana Missiaggia, do Diário do Comércio, jornal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), escreve na edição de hoje sobre o guia fotogrático "Aves da Cidade", lançado pela Prefeitura de São Paulo:
                                  "A observação de aves (birdwatching), muito praticada nos países do hemisfério norte, lentamente vai conquistando outros territórios. Em São Paulo, além de ganhar adeptos, a prática atrai turistas estrangeiros que chegam à Capital em busca de experiências ecológicas. Atenta a esse movimento, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, por meio da Divisão de Fauna Silvestre, lançou o Aves da Cidade, um prático guia fotográfico de aves existentes na cidade.
                                  Parques como o da Aclimação, na região central, e do Ibirapuera, na zona sul, estão entre os 63 locais sugeridos pelo guia como bons pontos de observação. Durante as férias, exemplares serão distribuídos gratuitamente nos parques, mas ele também está disponível no site da Secretaria, no formato PDF (www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/).
                                  Segundo levantamento de 2010 do Centro Brasileiro de Estudos Ornitológicos, o Brasil é o país que abriga a segunda maior quantidade de espécies catalogadas no mundo. A variedade inclui aves migratórias, endêmicas e até as ameaçadas de extinção.

Martim-pescador-verde


Apenas em São Paulo, a Divisão de Fauna Silvestre indica cerca de 372 espécies de pássaros. Dessas, 97 estão reunidas no guia fotográfico, com informações da espécie, habitat, comportamento e alimentação representadas através de ícones. Um mapa do município aponta os parques onde é possível observá-las. Cada uma tem, além da imagem, identificação popular, nome científico e indicação de tamanho.


Estão incluídas no catálogo as espécies mais encontradas na Capital e alguns pássaros raros que costumam aparecer nos nossos céus, como a araponga. Já o sanhaçu e o bem-te-vi são os mais comuns nos parques paulistanos..."






Animais vão ganhar hospital

Por Mariana Missiaggia
"Está sendo construído em São Paulo, na região de Perus, na zona oeste, um dos maiores centros de reabilitação de animais silvestres (Cras) do País. O local está sendo construído pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, e deve começar a funcionar a partir de maio.
O objetivo do Cras é prestar um serviço especializado para animais que estejam machucados e reabilitá-los para voltar a viver na natureza e soltos, livres das gaiolas em que muitos animais silvestres vivem e que representa crime ambiental. O espaço não será aberto ao público para o tratamento de animais de estimação.

A unidade está sendo preparada para receber cerca de sete mil animais e as instalações incluem um centro de manejo com laboratórios de análises e de taxidermia (arte de empalhar animais), necrópsia (exame de cadáver), centro de triagem de alimentação dos animais, 15 conjuntos de recintos para abrigo
de animais silvestres nativos como mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes, administração, diretoria e refeitório..."

Leia a íntegra da reportagem do Diário do Comércio em: http://www.dcomercio.com.br/index.php/cidades/sub-menu-cidades/103002-as-aves-que-povoam-o-ceu-paulistano

Nenhum comentário:

Postar um comentário