sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Pandemia de Covid19: segunda onda no Brasil é ainda mais grave!

Neste início de ano, a doença Covid19 reaparece com muita força no Brasil e no mundo, a partir de uma nova onda de infecções e mortes. Os primeiros sinais surgem em Manaus, onde começou a faltar oxigênio medicinal para os pacientes da Covid nesta semana. São muitos casos graves, mas nada surpreendente. Os epidemiologistas já estavam avisando destes riscos decorrente da segunda onda. 

A situação é de calamidade pública porque o Ministério da Saúde do Brasil trabalha sem planejamento adequado e errou ao não dar prioridade a vacinação contra a Covid19. O presidente Jair Bolsonaro praticamente boicotou o sistema de vacinação. Hoje, o Brasil é um dos poucos países do mundo onde a vacinação não teve ainda ínicio.

As melhores chances dos brasileiros estão na Coronavac, produzida no Instituto Butantan, uma orgão de grande credibilidade e conhecido de todos os médicos veterinários devido ao soro antiofídico que produz para tratamento a picada de cobra venenosa. 

É lamentável que nós médicos veterinários que usamos as vacinas da Pfizer para proteger nossos cães e gatos contra doenças das espécies não encontramos no governo federal preocupação com a imunização da população contra o novo coronavírus. Não houve na prática negociação com a Pfizer/BionTech para obter as vacinas contra a Covid19.

Saúde Pública é coisa séria e o conceito de Saúde Única, que envolve os animais domésticos e os seres humanos, deveria orientar o trabalho do Ministério da Saúde no Brasil. Mas lamentavelmente, o País mostra-se sem planejamento, sem prioridades e com governantes desprezando as informações científicas e as pesquisas científicas que podem nos ajudar.

Abs

Ricardo Osman G. Aguiar




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário