sábado, 12 de fevereiro de 2022

Os pets não estão livres da diabetes!

  Desde os tempos dos faraós do Egito uma doença grave, hoje conhecida como diabetes, debilita e causa a morte dos seres humanos. Atualmente, no Brasil, há mais de 16,8 milhões de cidadãos diabéticos.

    Ok. Mas o que isso tem a ver com os pets?

   Tudo, pois cães e  gatos também são vítimas desse mal funcionamento do pâncreas, que não consegue mais produzir o hormônio insulina  ou passa a produzi-lo em quantidade insuficiente e de forma inadequada. O resultado é que  o corpo não consegue mais absorver corretamente a energia dos alimentos. 

  A ausência da insulina impede a entrada da glicose nas células (famintas por açúcar). A glicose fica circulando pelos vasos sanguíneos  (hiperglicemia), e em níveis muito elevados pode levar ao coma diabético e a morte.

   Os primeiros sintomas da doença são os mesmos observados em seres humanos: muito apetite, muita sede, mas perda de peso, um emagrecimento inexplicável no primeiro momento. 

  Os veterinários têm visto com muita preocupação o aumento dos casos de diabetes registrados nos atendimentos a domicílio, nas clínicas e nos hospitais.  Mas qual seria a causa, já que, ao contrário da maioria dos seres humanos, os pets não são loucos por doces e sim por carnes, de modo geral?

 O que ocorre é que o aumento de registros se deve: a maior sobrevida dos pets, que assim como os humanos podem desenvolver diabetes com o avanço da idade; à evolução dos processos diagnósticos na medicina veterinária;  bem como aos tutores que passaram a cuidar melhor dos seus bichinhos.

 Em cães, não necessariamente, mas nos gatos, o surgimento da doença está relacionado diretamente à obesidade. E os felinos têm uma particularidade: em situações de estresse, também podem apresentar hiperglicemia, gerando dúvidas em relação ao diagnóstico. Por isso, para confirmar a ocorrência de diabetes, o médico veterinário tem que ser consultado, e o  diagnóstico sempre é feito com base em exames de laboratório. 

 No caso dos pets, porém, o tratamento é sempre feito com dieta e aplicações diárias de insulina e aferição do nível de glicemia no sangue, que deve ser mantido dentro de certos limites. Nos humanos, há tipo de diabetes tratada apenas com dieta e medicamentos via oral, e outro com injeções do hormônio, dieta e medicamentos.

 Apesar de não saírem caçando doces pela casa, nossos pets também podem estar habituados a certos petiscos, do tipo biscoito canino. É preciso verificar com o veterinário se esse tipo de mimo pode continuar sendo oferecido, pois muitas vezes é rico em carboidratos e pode desequilibrar a glicemia do pet.

  Os exercícios físicos são também fundamentais para o resultado do tratamento desta doença crônica.   

  

Todo diabético tem uma dívida com os cães

 A descoberta de que a ausência do hormônio insulina (produzido no pâncreas) é a causa da diabetes foi realizada em 1921, no Canadá, pelos médicos Frederick Bating e Charles Best. E eles contaram com os cães. 

 Os pesquisadores retiraram os pâncreas de cães, os animais apresentaram a diabetes e depois um extrato pancreático reverteu parcialmente o quadro clínico. O ponto central era a insulina! 

  A investigação explicou que a ausência da insulina impedia a entrada da glicose nas células (famintas por açúcar), mantendo a glicose nos vasos sanguíneos (esse quadro é chamado de hiperglicemia, e se mantido torna-se nocivo à saúde, pode levar ao coma diabético e a morte). 


Best e Banting no Canadá/Foto Arquivo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário