terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Heróis salvam animais na tragédia de Petrópolis

Resgate em Petrópolis: foto GRAD e Secretaria estadual da Agricultura

   Eles são todos voluntários, com formação em medicina veterinária, biologia e até em análise de sistema, e quando ocorre uma tragédia correm justamente em direção ao perigo para salvar os animais!
   Os voluntários do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD) subiram a serra na semana passada para ajudar os animais na cidade de Petrópolis (RJ), vítimas ao lado das pessoas da maior tragédia de todos os tempos causada pelas chuvas no município. 
   Na tarde do dia 15 de fevereiro, uma tempestade provocou enchentes e desmoronamentos, destruiu casas, arrastou ônibus, e uma semana depois os registros indicam 195 pessoas mortas, dezenas de desaparecidas, e incontáveis animais perdidos. Mas ao menos 120 animais foram resgatados.
   Os heróis dos pets, dos animais silvestres e dos de produção, são seres de carne e osso, sem os superpoderes da Liga da Justiça, mas que, com amor, coragem e treinamento, enfrentam riscos para ajudar os bichinhos.
   O grupo tem capacitação especial e esteve em 2011 nas enchentes de Nova Friburgo (RJ), depois atuou no rompimento da barragem de Mariana (MG) em 2015, na de Brumadinho em 2019 (MG) e nos incêndios do Pantanal em 2020.
  A coordenação do GRAD é da médica veterinária e bombeira civil, Carla Sássi, que está em Petrópolis. "A situação é realmente de um cenário de guerra. Nosso trabalho é resgatar esses animais atingidos, e dar assistência às famílias, para que esses animais não sejam mais uma preocupação", disse Carla. 
  Ela precisou convencer uma moradora de casa interditada pela Defesa Civil que levaria também seus 20 gatos para um abrigo seguro. Sem esta garantia, a senhora disse que não deixaria a residência ameaçada de desabar. O grupo esteve em terrenos atingidos por desmoronamento para buscar cães. "Diante de tanta desolação, o reencontro com o animal dá esperança a quem sobreviveu", disse Vânia Nunes, do GRAD.
  O GRAD tem o apoio do Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal (FNDPA) e do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Na ação em Petrópolis, firmou parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro
  Além de locais seguros, ração e de cuidados médicos, muitos bichinhos em Petrópolis precisam de um banho para retirar a lama. Neste sentido, o Senac do Rio de Janeiro levou o Ônibus PetMóvel (veículo adaptado para banho e tosa de cães e gatos) para um estacionamento ao lado do Palácio Quitandinha, antigo hotel. 
  Em São Paulo, cresce a cada dia a atuação da Comissão de Resgate Técnico Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária que no ano passado esteve no salvamento de búfalos abandonados no município paulista de Brotas e neste mês foi à fazenda na cidade de Cunha onde bezerros viviam em condições deploráveis.
   Esses voluntários treinados e este tipo de Comissão de Resgate vieram para ficar. Palmas para todos!!
 
                   
Ônibus para banho dos pets, diante do Palácio Quitandinha, em Petrópolis

PARA QUEM QUER AJUDAR OU FAZER DOAÇÕES ao Grupo de Resgate de Animais em Desastres: veja no Instagram, perfil grad_brasil.

 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário