sexta-feira, 24 de junho de 2022

Surge no País a figura do médico de animais selvagens! Os bichos agradecem!

  Neste mês, em que se comemorou o Dia do Meio Ambiente (5/06) e a preservação da Amazônia esteve nas manchetes dos sites de notícias, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) anunciou a criação da mais recente especialização da Medicina Veterinária, a do médico de animais selvagens. 

  A partir de agora, o profissional pode ter um título oficial de veterinário de animais que vivem nos mares, rios, matas e florestas do Brasil e até nos do exterior que estão em zoológicos. A especialização surge com quatro categorias: médico de animais aquáticos, de animais de zoológicos, profissional da Medicina de Conservação e de pets não convencionais. 

  Sem dúvida, a medida vem contribuir para a preservação da fauna no Brasil, incentivando a especialização em animais que não sejam os domésticos. 

  O Conselho Federal habilitou por cinco anos a Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (Abravas) para a concessão dos títulos de especialista aos que forem submetidos e aprovados em processo de seleção da entidade. O edital informando os critérios da formação do especialista ainda será publicado.

 "O reconhecimento das especialidades garante à sociedade serviços veterinários especializados prestados por profissionais que foram chancelados por instituições habilitadas", disse Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do CFMV, em nota publicada no site do Conselho.

 Com as crescentes queimadas registradas em desmatamentos no Pantanal e na Amazônia, e os registros de casos de atropelamento de animais silvestres nas estradas do País, a especialização tornou-se imperativa no Brasil. 

 Além disso, aprofundamento em doenças de animais silvestres, muitas das quais consideradas zoonoses (que são as enfermidades que podem ser transmitidas aos seres humanos), devem contribuir para a saúde pública em diversas comunidades.   

 A nova especialização atende antiga reivindicação do setor e foi aprovada por unanimidade em sessão plenária ordinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que tem sede em Brasília. 

  Em um momento em que os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips na Amazônia chocaram o mundo, é bem-vinda a notícia de que podemos já ter no Brasil o médico veterinário com título de especialista, por exemplo, em Medicina da Conservação ou em tratamento de felinos silvestres, como as onças.

  Os bichos da natureza agradecem!   

PARA SABER MAIShttps://www.abravas.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário