Foto Elliot Erwitt/Exposição Centro Cultural Fiesp |
Você já imaginou ver o mundo a partir do ponto de vista dos cães?
O fotógrafo Elliott Erwitt, um dos maiores mestres da fotografia, fez inúmeros trabalhos mostrando o cotidiano a partir da altura dos cães. Ele literalmente pôs a câmera fotográfica perto do chão e clicou os caninos ao lado de seus tutores humanos.
São flagrantes curiosos e bem-humorados. O artista Elliott Erwitt exibe cenas originais, em que cães e humanos se misturam no cotidiano, e demonstra que, comum na visão dos cães, são os calçados! Sim, os cães pequenos e médios vêem muitos sapatos, sandálias e botas!
Elliott Erwitt morreu no dia 30 de novembro passado, em Nova York, nos Estados Unidos, aos 95 anos. Foi ao longo da vida um admirador dos cães. Sempre disse que eles são os melhores amigos dos homens. Foi fundador da agência de fotos Magnum, ao lado de Robert Capa.
Os brasileiros puderam conhecer sua obra de perto na exposição "Vida de Cão", realizada no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, em 2017, com curadoria de João Kulcsár. Foram reunidas 50 fotografias do artista, todas em branco e preto!
O fotógrafo Elliott Erwitt era um mestre do preto e branco, estilo em que imortalizou imagens de gente famosa como Marilyn Monroe e Che Guevara.
Mas no caso das obras sobre os cães há um acerto a mais no estilo. Os cães não enxergam o mundo colorido como nós humanos. O vermelho e o amarelo gritantes não fazem parte da vida eles. A visão dos cães é formada por tons pasteis das cores.
Os pets, com certeza, agradecem a atenção do fotógrafo!
Fotografia Elliott Ervitt/Centro Cultura Fiesp |
Nenhum comentário:
Postar um comentário