sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Denúncia: falhas graves na campanha de vacinação contra a raiva.

                   O jornal Folha de S.Paulo apontou na edição desta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, falhas que consideramos graves do Ministério da Saúde na campanha de vacinação contra a raiva prevista para este ano. "Só 57 dos 645 municípios de São Paulo terão vacinação em massa contra a raiva animal no começo deste ano", diz o texto da Folha, referindo-se à campanha gratuita de vacinas em cães e gatos de responsabilidade dos orgãos da Saúde. "A campanha de vacinação deverá acontecer até maio." O fornecimento das doses cabe ao governo federal, mas a aplicação nos animais depende das equipes dos governos estaduais e das prefeituras. Em 2012, porém, o ministério não entregou doses suficientes para atender a todas as principais cidades do País. "Além de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro também não receberam todas as doses", afirma a reportagem. Norte, Nordeste e Centro-Oeste receberam todas as doses solicitadas.
                    No ano de 2011, o Estado de São Paulo registrou 115 casos de raiva em animais. Apenas um dos animais era doméstico. No ano passado, não houve campanha em diversos  Estados de vacinação contra a raiva, por causa de problemas com as doses.
                   Este blog lamenta as falhas em campanha de Saúde Pública tão importante, uma vez que a raiva não tem cura e o vírus causador da doença é transmitido por morcegos, encontrados naturalmente na fauna brasileira. A vacina é o único meio de controlar a doença.

Leia a reportagem no site da Folha: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1046571-somente-57-cidades-de-sao-paulo-terao-vacina-para-raiva-animal.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário