quinta-feira, 22 de março de 2012

Um crime dentro do Centro de Zoonoses de Araraquara (SP): a morte do cachorro Gabriel.

Foto de Gabriel/Albúm da família
Os principais sites de notícias do País, como o UOL e os jornais da cidade de Araraquara, estão noticiando mais um absurdo cometido contra os animais neste País. O caso já está sendo investigado pela polícia. O cachorro beagle Gabriel, de 7 anos, foi sacrificado nesta terça-feira, dia 20 de março, dentro do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade de Araraquara por uma veterinária profissional, Anabel Jacqueline Martins da Silva, que alegou que o animal estava com sarna e que a doença poderia contaminar os funcionários. A dona de Gabriel apareceu horas depois da morte para buscá-lo, e recebeu a triste notícia.
O cachorro estava desaparecido desde o dia 8 de março. Gabriel pertencia à família da manicure Márcia Nogueira Pedroso, 37 anos, que o estava procurando na cidade, mas somente no fim de semana souberam, por meio de uma amiga, que ele estava na sede do CCZ (veja foto) e foram até lá. Segundo o UOL a decepção foi grande: "Na terça-feira, quando fomos buscar o cachorro, fomos informados de que ele tinha sido sacrificado na manhã do mesmo dia porque estava com sarna. Um absurdo matar um cachorro por esse motivo", afirmou Márcia. A veterinária Anabel disse que Gabriel foi anestesiado e sacrificado com dose de cloreto de potássio. “Nossa função aqui não é cuidar de bichos, mas recolhê-los da rua para que não propaguem doenças nem provoquem acidentes. A família deveria ter procurado o cachorro aqui quando ele sumiu", disse Anabel, segundo sites. A declaração da profissional é desrespeito à legislação! A lei estadual de número 12.916, de 16 de abril de 2008, é clara em seu artigo 2º: "Fica vedada a eliminação da vida de cães e gatos pelos orgãos de controle de zoonoses (do Estado), canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres, exceção feita à eutanásia, permitida nos casos de males, doenças graves ou enfermidades infecto-contagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde de pessoas ou de outros animais." "Inciso 1 - A eutanásia será justificada por laudo do responsável técnico pelos orgãos e estabelecimentos referidos no caput deste artigo, precedido, quando for o caso, de exame laboratorial, facultado o acesso aos documentos por entidades de proteção dos animais. Inciso 2 - Ressalvada a hipótese de doença infecto-contagiosa incurável, que ofereça risco à saúde pública, o animal que se encontre na situação prevista no caput poderá ser disponibilizado para resgate por entidade de proteção dos animais, mediante assinatura de termo de integral responsabilidade." Portanto, um caso de sarna não se enquadra em doença infecto-contagiosa incurável e o animal deveria ser cuidado e incluído em programa de adoção.

A Opinião do blog AnimaisOk:

Repudiamos a morte de Gabriel, que contraria lei estadual que proíbe a eutanásia em cães saudáveis. O animal deveria ter sido tratado, há tratamento contra sarna, e o CCZ de Araraquara tem recursos para isso. Não é de uma cidade pobre. O blog lamenta profundamente a declaração da veterinária Anabel Jacqueline de que "nossa função aqui não é cuidar de bichos". Ela estudou cinco anos na faculdade para quê? Para matar bichos com sarna? É uma frase infeliz, de um tempo passado. Hoje, o Brasil deve tratar seus animais domésticos, domesticados e silvestres com respeito. Nos solidarizamos com a família da sra. Márcia Nogueira.

Que Deus receba o anjo Gabriel no céu!

Um comentário:

  1. Essa dona do cão foi muito relachada....tenho 63 anos meus animais nunca sairam debaixo de minhas vistas....aqui em 2009 travei uma batalha contra a administração por conta da Leiche e ganhei a luta....nos meus peludos ninguem poe a mão.....tenho 4 nenhum sai a rua e vet ta a disposição para os cuidados... Agora quanto a Vet. que ñ sabe da lei Feliciano eu faria ela comer com pimenta

    ResponderExcluir