terça-feira, 8 de janeiro de 2013
Uma viagem digital pela anatomia do cão
A tecnologia poder ser instrumento inovador na área do ensino e da pesquisa. Agora, chega ao mercado do País, destinado sobretudo a estudantes de Medicina Veterinária e profissionais do setor, um software capaz de mostrar em detalhes a anatomia dos cães. O programa, comercializado pela empresa Biosphera (fundada no Brasil em 2001), é baixado da internet e permite ao usuário ver com apenas um clique no mouse os complexos sistemas do animal. Pode, por exemplo, clicar em "musculadura" ou em "esqueleto" e ver apenas estas estruturas ou escolher "sistema respiratório" ou "sistema nervoso". Surge na tela imagem semelhante às fotos que ilustram esta página, que pode, porém, ser girada com o mouse. O programa indica em português ou inglês os nomes das estruturas e dos orgãos em que está o cursor. A empresa informa que há atualizações a cada três ou quatro meses sem custos adicionais. "O objetivo do software hoje não é substituir um atlas de anatomia. Esse software ainda não está completo a este nível. Mas o programa é, desde já, um ótimo material de apoio principalmente em uma apresentação ou uma explicação", disse Victor Skrabe, da Biosphera.
O autor deste blog navegou no programa Anatomia Canina 3 D. A avaliação é de que trata-se de um instrumento eficiente para o estudo das estruturas dos cães, provavelmente mais divertido do que as apostilas (ou xerox, sem cor) para os alunos mais jovens, acostumados com os recursos online, e que, naturalmente, deverá evoluir para superar eventuais deficiências. Mais quem melhor irá avaliar o programa são seus usuários. Fica aqui a notícia para os interessados. Você pode conhecer melhor o produto e saber as condições de aquisição no site da empresa: http://biosphera.com.br/veterinaria-anatomia-canina.asp.
A direção da empresa Biosphera informa que lançará em breve software semelhante sobre os ratos e, um pouco mais para frente, sobre a anatomia dos equinos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário