sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Solidariedade internacional aos jumentos no Ceará

Jumentos no Ceará/Foto de Eduardo Aparício/ANDA

                                                       
                               Importante reportagem publicada pela Agência de Notícias de Direitos Animais, a ANDA, mostra a solidariedade internacional com os jumentos no Ceará, que estão sendo abandonados nas estradas por seus donos. Na opinião deste blog, o fenômeno é consequência do uso crescente de motocicletas baratas como meio de transporte na região. 

Título: "Chega primeira remessa de alimentos enviados por ONG francesa a jumentos do Ceará." 

                          "Chegaram as primeiras 13 toneladas de milho destinadas aos jumentos da Fazenda Paula Rodrigues, mantida pelo Detran no município de Santa Quitéria (CE) . A doação do alimento tornou-se possível com o apoio da ONG francesa One Voice, numa parceria com a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), de Fortaleza.
                           O voluntário da Uipa, Eduardo Aparício, acompanhou a entrega do milho, que ocorreu por volta das 13h de ontem (31 de janeiro). A compra dos grãos foi realizada em Limoeiro do Norte, e o transporte foi feito sob a responsabilidade do Detran. Esta foi a primeira de quatro entregas que deverão ser feitas durante o semestre, de acordo com doação de verba da One Voice. Nesta remessa, foram investidos R$12 mil pela entidade.
                           Há cerca de 15 dias, o transporte dos grãos foi decidido em reunião entre representantes da Uipa, o superintendente do Detran, Igor Vasconcelos Pontes, e o gerente do Núcleo de Supervisão Regional do Departamento João Carlos Macedo Costa. São cerca de 3.500 jumentos que se encontram na fazenda, de ambos os sexos e todas as idades.
Eles são apreendidos pelo Detran nas rodovias do Estado em 13 caminhões que recolhem animais abandonados ou perdidos, levando para a fazenda. O proprietário tem até dez dias para resgatar. Por mês, são feitas cerca de 800 apreensões, a maioria de jumentos. Apenas 10% delas se referem a cavalos, ovinos, caprinos e bovinos.
                        Segundo Eduardo, o milho deverá abastecer os animais por cerca de um mês. “Priorizaremos os mais debilitados, que serão selecionados para receber alimentos”, explica. Segundo a presidente da Uipa, Geuza Leitão, o jumento hoje foi esquecido pelo sertanejo, mas fez parte da história e desenvolvimento da região. Há alguns anos o animal chegou a ser comercializado por R$ 1,00. A Uipa realiza antiga luta em favor das diversas espécies de animais, especialmente os jumentos no Ceará..."
Leia a íntegra da reportagem, que tem como fonte o Diário do Nordeste, no site da ANDAhttp://www.anda.jor.br/01/02/2013/chega-primeira-remessa-de-alimentos-enviados-por-ong-francesa-a-jumentos-do-ceara

Nenhum comentário:

Postar um comentário