segunda-feira, 7 de abril de 2014

A batalha da ONG Nowzad para resgatar cães e gatos em meio ao conflito no Afeganistão

O sargento Pen Farthing, das Forças Armadas do Reino Unido, e o cachorro que ele salvou de uma rinha na cidade afegã de Now Zad.  Tornaram-se amigos inseparáveis e o episódio deu início à Organização Não Governamental/Foto Divulgação


Não é só a eleição presidencial no Afeganistão, para sucessão de Hamid Karzai, que chama a atenção da comunidade internacional. Uma Organização Não Governamental, a Nowzad Dogs, nascida com o esforço de militares do Reino Unido, e com sede em Londres, tem uma atuação relevante em meio aos conflitos no Afeganistão: a Nowzad resgata cães e gatos abandonados, muitos animais (como o cão da foto acima) retirados de rinhas, e os leva para lares na Inglaterra e nos Estados Unidos. O site da ONG (www.nowzad.com) fornece diversas informações sobre o trabalho heroico desta turma.
Segundo o colunista Jaime Spitzcovsky, da Folha de S. Paulo, a ONG já ajudou 650 militares, de diversas forças internacionais aliadas, a levar para casa os animais aos quais se afeiçoaram durante a missão militar. Os marines baseados no Afeganistão, em cidades como Cabul e Now Zad, acabam tendo a agradável companhia de cães e gatos de rua, e muitos desses militares não querem se separar de seus amigos de quatro patas quando voltam para a casa. Neste momento, a ONG Nowzad entra em ação e trata da burocracia e dos recursos financeiros necessários para que o pet siga para seu novo lar, uma longa viagem de avião. 
Nós, que amamos os animais, sabemos que esses cães e gatos são capazes de garantir alguma "humanidade" neste momento de conflito entre seres humanos, em uma guerra aparentemente infinita no Afeganistão. As tropas do Reino Unido e dos EUA apoiam o governo que tomou posse com a derrocada do Taleban do poder, o regime fundamentalista liderado então por Osama bin Landen, morto no país.
Devemos reconhecer a dimensão real, e grandiosa, desta ONG. 

O abrigo da Nowzad Dogs no Afeganistão/Foto divulgação
                                                                                   
                                                                                   
Foto divulgação
Na foto à esquerda, está o doutor Mohammad, médico veterinário na clínica que atende os animais da ONG Nowzad Dogs. Os veterinários cuidam de muitos casos de cães maltratados em rinhas e outros feridos nos conflitos armados. A clínica tem capacidade para fazer cirurgias, como amputação de membros, e retirada de tumores.
Dois médicos veterinários, um inglês e uma norte-americana, estão no Afeganistão, nas instalações da ONG, ensinando voluntários e veterinários locais a tratarem dos animais resgatados.
Um dos cães resgatados nas ruas de Kandahar, o Wylie, recebeu um prêmio recentemente no Crufts, o maior evento canino do Reino Unido, que reúne criadores e ONGs. Ele sobreviveu graças aos cuidados veterinários porque, ao ser resgatado, seu quadro clínico era grave devido aos maus-tratos.








Animais no canil da ONG/Foto divulgação Nowzad Dogs

Para saber mais entre no site: www.nowzad.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário