quarta-feira, 3 de junho de 2015

IBGE: Brasil tem 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos em domicílios.

       O IBGE divulgou nesta quarta-feira, dia 3 de junho de 2015, Pesquina Nacional de Saúde, realizada em 2013, que estimou a proporção de domicílios com cachorros ou gatos. Segundo o instituto, a informação apoiará o planejamento do Ministério da Saúde, por exemplo, na programação de compras de vacinas contra a raiva em todo o País. 
        Em 2013, a pesquisa estimou que 44,3% dos domicílios do País possuíam pelo menos um cachorro, o equivalente a 28,9 milhões de unidades domiciliares. 
       A Região Sul apresentou a maior proporção (58,6%), e a Região Nordeste, a menor (36,4%). 
       Na área rural, a proporção de domicílios com algum cachorro (65,0%) era superior à observada na área urbana (41,0%). 
      A população de cachorros em domicílios brasileiros foi estimada em 52,2 milhões, o que indicou uma média de 1,8 cachorro por domicílio com esse animal. 
      Em relação à presença de gatos, 17,7% dos domicílios do País possuíam pelo menos um, o equivalente a 11,5 milhões de unidades domiciliares. A população de gatos em domicílios brasileiros foi estimada em 22,1 milhões, o que representa aproximadamente 1,9 gato por domicílio com esse animal.
     As Regiões Norte e Nordeste apresentaram as maiores proporções (22,7% e 23,6%, respectivamente), ao passo que as Regiões Sudeste e Centro-Oeste, as menores (13,5% e 14,3%, respectivamente). 
     Considerando a situação do domicílio, a área urbana (14,2%) apresentou proporção inferior à observada na área rural (39,4%). 
      É importante ressaltar neste blog que a pesquisa do IBGE refere-se apenas aos cães e gatos que vivem em residência, apartamentos, casas e chácaras, e não inclui a população de cães e gatos que vivem nas ruas das cidades e nem nos parques públicos do País, muitos abandonados e muitos na condição de animais cuidados pela comunidade. 

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)




Nenhum comentário:

Postar um comentário