sábado, 27 de novembro de 2021

Caminhada com o cão, uma atividade física saudável também para você.

   A caminhada é a atividade física mais recomendada para o seu cachorrinho(a). Faz bem ao corpo e à mente dele. Isso porque os cães nasceram para caminhar e caminham ao lado dos homens desde quando nossa espécie era nômade, antes do surgimento das vilas e da agricultura.

  Um aspecto desta atividade, no entanto, é pouco ressaltado: o fato de que passear com o amigo canino é uma atividade física que traz grandes benefícios à  nossa saúde. Sim, um passo de cada vez é considerado exercício de leve a moderado. Não precisa correr! 

  O Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos fez uma pesquisa nacional sobre "A caminhada com o cão e a atividade física" que concluiu ser este passeio, embora mais lento do que uma corrida, uma oportunidade para adotarmos um estilo de vida saudável. 

  Segundo o estudo de 2006, a atividade física regular resulta na prevenção da obesidade e de doenças crônicas, como diabetes, além de criar condições para reduzir riscos de artrite, de hipertensão e do colesterol alto. Os pesquisadores sugerem que a caminhada com os cães seja adotada como estratégia de manutenção da saúde, tanto os tutores quanto dos cães,  considerando-se que a população está cada vez mais sedentária. 

  Os resultados apontaram que 58,9% dos tutores entrevistados acumularam mais de 30 minutos de caminhada em um único dia. A maioria fez três passeios, com média de 10 minutos. 

  Os benefícios desta atividade física para os cães são semelhantes ao dos humanos na prevenção de doenças cardíacas e da obesidade. Além disso, é um exercício definido como mente-e-corpo, ou seja o melhor recurso para reduzir o estresse dos cães ao proporcionar uma diversidade de estímulos sensoriais e motores.

  Mas, ainda que nossos cães sejam considerados membros da família, é bom lembrar que são de uma espécie diferente. Ou seja:

1) Os cães não suam como nós. A transpiração é um sistema eficiente de resfriamento do organismo com o qual, infelizmente, nossos amigos caninos não podem contar. 

A temperatura interna de um cão é de 38,5 °C, mais alta do que a nossa, de 36,1°C a 37°C.

Para resfriar o corpo, aquecido pela musculatura em movimento e a radiação do sol, os cães têm como principal recurso o ofego, aquela respiração rápida pela boca aberta com a língua de fora, que busca evaporar saliva e secreções nasais para dissipar o calor.

Então, precisam de muita água nos passeios, para não superaquecerem!  

2) Um cão adulto aprecia longas caminhadas e necessita delas para se manter saudável, uma hora por dia, pelo menos. Os 10 minutos de passeio, declarados no estudo pela maioria dos tutores norte-americanos, é pouco para eles. 

Passear é bem diferente de ir até a calçada em frente da casa, ou do edifício. Se a temperatura ambiente estiver amena (isso é fundamental para os caninos, algo igual ou abaixo de 22°C), o passeio pode ser de 3, 5 ou até 10 quilômetros.

E observem, caros leitores,  que eu escrevi PASSEIO, NÃO CORRIDA. Eles preferem sempre caminhar ao nosso lado, com paradas aqui e ali para cheirar e fazer xixi, em vez de uma corrida que não proporciona grandes experiências, além da atividade física. 

Entretanto, há restrições para os passeios dos cães de focinho curto, os chamados  braquicefálicos, das raças Shih-tzu, Boxer, Pug e Buldogue francês. As alterações na anatomia trouxeram dificuldades respiratórias para esses cães, e a respiração (como disse acima) é o principal sistema de resfriamento. Portanto, animais destas raças não se dão bem com o calor. Um passeio além da conta pode levar a hipertermia grave e a oxigenação inadequada do organismo.

3) Humanos caminham de tênis e os cães caminham "descalços", com os coxins (as "almofadas" das patinhas) tocando direto o chão. A temperatura da calçada ou do asfalto pode causar queimaduras nos coxins, ou mesmo na barriga de cães de raças baixinhas como os Daschund, por exemplo. Há ainda outras ameaças, como cacos de vidro, aos quais normalmente não damos atenção por termos nossos pés protegidos, por isso é preciso sempre avaliar a situação do trecho por onde caminhamos com nossos amigos. 

 É sempre bom consultar o veterinário antes de iniciar uma rotina de passeios.

Dicas de segurança no passeio:

* Mantenha sempre seu cão na guia e na coleira

* Leve água para ele nos passeios

* Caminhe sempre pela calçada em horas frescas do dia

* Não deixe que ele pegue e coma coisas do chão

* Pare ao ver um carro saindo da garagem de uma casa. Se houver outro     cão na residência, ele pode escapar para a rua e "se desentender " com     o seu cão.

* Leve sempre os saquinhos para recolher as fezes.

 

Para saber mais: "Dog Walking and Physical Activity in the United States", https://www.cdc.gov/pcd/issues/2006/apr/05_0106.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário