sexta-feira, 29 de abril de 2022

Srs Pets sejam bem-vindos a bordo do avião!

  Viajar com seu pet dentro da cabine do avião em voos nacionais é fácil, prático e seguro. O seu cãozinho (de porte pequeno ou filhote) ou seu gato têm lugares certos dentro das aeronaves e os documentos exigidos são, basicamente, dois: atestado de saúde, emitido por um médico veterinário, e a Caderneta de Vacinação em dia.

  Neste momento em que a Pandemia perde força no Brasil e as famílias estão retomando os passeios e as viagens pelo país, nunca é demais ressaltar que animais pequenos podem seguir com seus tutores do saguão dos aeroportos direto para o assento do avião em simples caixas de transporte. 

  Para muitos que amam demais seus bichinhos, ainda mais aqueles que vivem no colo da gente, a solução do voo conjunto é um alívio. A viagem fica mais agradável e o desembarque é feito no destino como quem leva uma bagagem de mão.

  Em março deste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou companhias aéreas brasileiras e estrangeiras, operando no Brasil, a transportarem também coelhos dentro das cabines do avião. Foram tantas ações na Justiça a favor dos orelhudos que a Anac lançou uma portaria com a autorização. Mas a Gol, a Latam e a Azul afirmam em seus sites que apenas caninos e felinos domésticos podem estar com os passageiros a bordo.

  O principal requisito para a viagem dos cães e dos gatos dentro da cabine do avião destas três companhias está no peso do animal.  

  Na companhia Gol, o cãozinho ou o gatinho, mais a caixa de transporte, não podem superar os 10 kg. Para raças como o Maltês, o Yorkshire e a Biewer Terrier isso não é difícil. Os gatos também, desde que não sejam obesos, atendem em sua maioria esta exigência. Na Latam Airlines e na Azul, o peso máximo do animal mais a caixa de transporte é de 7 kg. Pode ser que alguns pets tenham de fazer uma dieta. 

  Acima destes pesos indicados pelas companhias aéreas, o cão ou o gato devem ser embarcados no compartimento de carga viva da aeronave. Isso para muitos é uma grande mudança: a separação do tutor (a bordo) de seu pet (no porão da aeronave) pode ser desconfortável para ambos e gerar apreensão até o reencontro no destino. 

  Os interessados em viajar com seus pets nas cabines encontram nos sites das companhias Gol, Latam e Azul as informações necessárias para a viagem e devem conhecer as regras em detalhe e as tarifas. As caixas de transporte a serem usadas, por exemplo, podem ser fixas ou flexíveis, mas devem atender normas técnicas, desde o tamanho ao tipo de material usado na fabricação, e até à abertura para ventilação. Não é qualquer caixa ou sacola de transporte que é aceita!

  Os tutores devem dar atenção especial às vacinas contra a raiva, uma das principais exigências, inclusive para filhotes. Falando em filhotes, recém-nascidos não podem embarcar! Os atestados de saúde têm validade de 10 dias para todas as companhias, mas até que sejam emitidos é preciso tratar os bichinhos contra pulgas e carrapatos e contra vermes. 

  Portanto, se você tem um pet (leve) e pretende viajar de avião com ele nas férias de julho comece a preparar a documentação para um embarque sem estresse.  

  E para todos, uma boa viagem!      

PS: No caso de viagens internacionais, a história é diferente e mais complicada, mudam as exigências sanitárias; além das vacinas são exigidos exames de sorologia para comprovar sua eficácia e há regras a serem atendidas no país de destino. 


PARA SABER MAIS:

https://www.voegol.com.br/servicos-gol/viajando-com-animais-de-estimacao

https://www.latamairlines.com/br/pt/experiencia/prepare-sua-viagem/transporte-de-animais-de-estimacao

https://www.voeazul.com.br/para-sua-viagem/servicos/pet-na-cabine



Foto divulgação site da GOL 


Nenhum comentário:

Postar um comentário