quarta-feira, 6 de abril de 2022

Gatos podem ter "sete vidas", mas o sistema urinário é apenas um!

  O ditado popular diz que os gatos têm sete vidas. Os bichanos são guerreiros, escondem as dores, caem de pé e sacodem a poeira! Mas com certeza eles só têm um sistema urinário, e é preciso cuidar bem dele!

 Atualmente, uma das principais razões dos atendimentos de gatos em clínicas e hospitais veterinários são os problemas urinários. Para ser preciso, os problemas do trato urinário inferior dos felinos (a bexiga e a uretra, o canal que leva o xixi para fora).0

  As enfermidades mais comuns são as cistites (infecções) e a formação de cálculos na bexiga, que provocam dores e sangramentos quando estes são empurrados pela urina para o canal da uretra. 

  Mesmo com sete vidas, o problema é desesperador. Fazer xixi vira um inferno, e isso quando ainda é possível urinar, pois a enfermidade pode acarretar uma obstrução no sistema urinário.  

  O pouco consumo de água é uma causa comum, sobretudo em animais obesos. Os gatos domésticos vêm de regiões desérticas e frias, e nestas condições se adaptaram a beber pouca água. Antigamente, porém, a alimentação vinha da caça de roedores e aves, nutrição bastante úmida.

  Hoje em dia, os tutores precisam estar atentos ao consumo de água porque a base da alimentação é formada por rações secas, e o clima no Brasil é tropical e subtropical.

  A falta de hidratação adequada impede a correta diluição de minerais na bexiga e favorece o surgimento dos cálculos. O xixi em abundância também limpa o canal uretral. 

  Por isso, você deve estimular o consumo de água de seu bichano, um dos recursos são as fontes de água, disponíveis em petshop, e outro é o de abrir a torneira do banheiro para ele tomar a água corrente. O sachê (alimento úmido) deve também ser incorporado à alimentação. 

  Mas por que os gatos gostam de beber água da torneira ou de fontes?

  Quem tem sete vidas, de bobo não tem nada. A água corrente é limpa, ao contrário da água parada ou empoçada da natureza. O gato sabe disso, tem a informação no seu DNA: prefere alimentos frescos e água em movimento, para não ter dor de barriga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário