quarta-feira, 7 de junho de 2023

Placa de identificação do pet: uma medida simples e eficiente de segurança!

  Uma medida de segurança simples e eficiente para seu cachorrinho ou gatinho é a placa de identificação dos pets. Trata-se de uma plaquinha pequena de metal, à venda nas lojas pets e na internet, onde fica gravado o nome do tutor e seu telefone de contato. A placa é fixada em uma coleira de pescoço. 

  Caso o animal escape da guia em um parque ou saia de casa para a rua, a plaquinha será fundamental para um reencontro rápido. Quem encontrar o animal, terá a identificação do tutor e o telefone. Sem ela, a situação complica bastante.

   Todos os cães e gatos deveriam usar a plaquinha de identificação. 

  No caso dos gatos, porém, a coleira de pescoço deve ser a feita especificamente para os felinos, que contém um sistema de ruptura se houver pressão demasiada na coleira. Isso evita acidentes e até enforcamento com a coleira para esses animais que saltam e sobem em árvores. 

    No mercado pet, já há até placa de identificação com QR Code! Só usar a câmara de seu celular para saber quem são os tutores (aflitos!) do bichinho achado. 

   As placas são mais eficientes no resgate de animais perdidos do que os microchips que são inseridos sob a pele do dorso. Nestes microchips há também a identificação do tutor e seu contato, mas é preciso um equipamento especial para a leitura dos dados do microchip. Algumas clínicas e hospitais veterinários têm esses equipamentos. 

   As placas de identificação e a coleira de pescoço têm custos acessíveis e em algumas petshops é possível gravar o nome e o contato do tutor  na hora. Portanto, não há desculpas para que essa medida de segurança não seja adotada.    

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário