sexta-feira, 30 de junho de 2023

Defesa Civil alerta para riscos de incêndios que ameaçam a fauna e flora

   A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para o risco de incêndios nas matas provocados por cigarros jogados na beira das estradas e por balões que são lançados ao céu nesta época do ano. Neste período, de  início do inverno no hemisfério sul, o clima é caracterizado por tempo seco e frio, o que favorece o surgimento de grandes incêndios florestais.

  A fauna e a flora estão, portanto, mais vulneráveis aos perigos dos incêndios, que ameaçam propriedades, comunidades e áreas de plantação. Entre os bichos, os répteis (como os sapos) e os mamíferos (como os porcos-do-mato), são os que correm mais riscos de morrerem queimados. 

  Por isso, o governo do Estado de São Paulo lançou no início de junho a operação "São Paulo Sem Fogo", que conta com novos equipamentos contra incêndios, com a limpeza de áreas próximas às rodovias e com a ampliação do uso de tecnologias de comunicação e de satélite.

 A Defesa Civil divulgou o número 193 (Corpo de Bombeiros) e pede a população que avise imediatamente se ver fumaça no mato ou nas florestas. 

   

Cartaz da operação Corta Fogo do ano passado

Nenhum comentário:

Postar um comentário