domingo, 17 de dezembro de 2023

Neste Natal, não esqueçam dos pets!

  O filme "Esqueceram de mim", sucesso em 1990, com Macaulay Culkyn, bem que poderia ter uma versão canina ou felina. O menino é esquecido pela família no Natal. Os pais vão viajar e o garoto fica para trás, dentro de casa, sozinho. 

   Na correria das festas natalinas, entre fazer o arroz com passas, preparar o peru assado, abrir o panetone e saber das novas brigas da família, os pets costumam ficar de lado, debaixo da mesa da cozinha, em um quarto qualquer da residência ou até esquecidos no quintal. Em alguns casos, são deixados no interior de carros na garagem!

   Quando Papai Noel chega, sempre com algazarra e presentes, os cachorrinhos e os gatinhos que estão na residência recebem beijos e abraços apertados de estranhos. Pior: a turma oferece, sem nenhuma preocupação, passas, nozes, panetones e presunto para os bichinhos! Nada disso faz bem!

   Natal de pet é natal tranquilo, mais para o espírito do presépio criado por São Francisco, e com jantar balanceado, com a ração ou comida caseira de sempre, hora certa para dormir e muita água à disposição.

   Por isso, neste Natal faça uma ceia especial para seu cachorrinho, a base de carnes e brócolis, cenoura e abóbora cozidas, para ter um diferencial saudável, e crie um ambiente seguro e sossegado para seu gatinho. 

   Avise aos convidados que NÃO é permitido dar comida natalina (gordurosa) aos amigos de quatro patas. 

   Outra providência fundamental, é não deixar a porta da casa ou do apartamento aberta, sem vigilância. E evite árvores de natal com enfeites, sobretudo para quem tem gatos.

   Se for viajar, é preciso um bom planejamento: se levar o pet já sabe que a programação terá restrições, outra opção é escolher um hotelzinho de confiança.

RESGATADOS _ Você pode dar uma de Papai Noel para cães e gatos resgatados das ruas e que vivem sob os cuidados de Organizações NÃO-GOVERNAMENTAIS (ONGs) sérias do País. 

  Uma doação a essas instituições faz bem a todos. Elas resgatam, cuidam e levam para doação animais retirados das ruas. É um trabalho interminável em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

   Neste Natal, não esqueça daqueles bichinhos que estão aguardando por uma família!    

    

 

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário