domingo, 4 de fevereiro de 2024

Mosquitos: uma ameaça também à saúde dos pets!

  Os mosquitos que são vetores para doenças humanas graves como Dengue, Zica Vírus e Febre Amarela ameaçam também a saúde dos pets, podendo transmitir o Verme do Coração (a Dirofilariose) e a Leishmaniose. Além de ferir a pele de cães e gatos com suas picadas, e provocar inchaços e alergias. 

   Não dê moleza aos pernilongos! Tamanho aqui não é documento!

  O Ministério da Saúde anunciou no sábado, dia 3 de fevereiro deste ano, a criação do Centro de Operações de Emergência em Brasília para tentar evitar uma epidemia da Dengue no País. Já há dados alarmantes de caso da doença em várias regiões.

   Os cães e gatos não pegam a Dengue, mas o mosquito transmissor da dessa doença é o Aedes aegypti, o mesmo inseto, mas não o único, que infecta cães e gatos com a larva do verme Dirofilaria immitis. Em todo o litoral paulista, a Dirofilariose é considerada doença endêmica. 

   O verme uma vez no corpo do animal se instala e cresce nas câmaras do coração e a partir daí a doença evolui para um quadro gravíssimo.

   Um mosquito de outro tipo de gênero, conhecido popularmente como "mosquito palha", é o principal transmissor da doença parasitária Leishmaniose em cães e em gatos. Trata-se de uma zoonose, ou seja, o protozoário pode passar de um cão, por exemplo, para um ser humano por meio do vetor, que é o mosquito. 

   Além de tudo isso, as picadas dos mosquitos, concentradas em pontos com menos pelos, como perto dos olhos, provocam infecção, irritação e até inchaços na pele. 

   Os tutores ficam intrigados com esses sintomas, uma vez que muitos deles usam produtos para eliminar pulgas e carrapatos, mas nestes casos a ameaça veio voando!

    Há medicamentos para a prevenção da Dirofilariose em cães e gatos e repelentes contra mosquitos para uso seguro. Consulte um veterinário e busque orientação profissional. No caso da prevenção contra a Leishmaniose, havia no Brasil até o ano passado uma vacina para cães disponível, mas a informação é que a produção foi suspensa. Neste caso, o recurso é o repelente e a já divulgada estratégia de não manter em casa ou no apartamento pontos com água parada!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário