O agente sanitário Álvaro de Oliveira Mendonça e a estudante da FMU (à dir.) entrevistam a babá Maria Aparecida dos Santos/Fotos Ricardo Osman |
Os professores e estudantes de Medicina Veterinária da FMU estiveram no sábado, dia 22, no bairro Chácara Vista Linda, em Bertioga, litoral paulista, para entrevistar os moradores desta comunidade carente, distante do Centro da cidade. Esta foi mais uma etapa do Programa do Médico Veterinário da Saúde da Família, realizado graças a parceria firmada entre o Centro Universitário FMU e a prefeitura de Bertioga. O projeto é coordenado pelo professor Carlos Augusto Donini.
Os estudantes de Medicina Veterinária chegaram pela manhã ao local e saíram em equipes acompanhados por agentes sanitários da prefeitura, profissionais que orientam a população sobre medidas de prevenção à dengue. O objetivo era realizar pesquisa nos domicílios sobre a convivência com animais e dar orientações aos moradores em relação a zoonoses. Mas em um bairro no qual o esgoto corre a céu aberto os problemas são grandes e de solução complexa. O saneamento básico está diretamente relacionado com a Saúde.
Jovens estudantes: visita bem-vinda. |
O agente sanitário Álvaro de Oliveira Mendonça trabalhou acompanhado por uma equipe de cinco estudantes da FMU. Ele explicou aos estudantes como faz o seu trabalho e mostrou locais e recipientes (como latinhas de cerveja) que podem acumular água e se transformarem em criadouros do mosquito transmissor da dengue. "Tem cachorro aí?", perguntava ele ainda no portão das casas, alertando os estudantes sobre os riscos que os adoráveis animais podem representar para equipes que precisam entrar em residências para pesquisar ou orientar. O melhor amigo dos homens é também um protetor eficiente.
Superando os obstáculos |
Em seguida, a equipe esteve em outra residência, a da babá Maria Aparecida dos Santos, de 39 anos, que cria uma dezena de galinhas em casa para a alimentação de subsistência. Maria Aparecida relatou a presença de ratos no quintal da casa e foi orientada sobre os riscos de transmissão da Leptospirose.
"Tudo que diz respeito à área da Saúde é importante. Agradeço a visita de vocês", disse a moradora Silvanir Cirino dos Santos, de 42 anos, que mora na Estrada Nove. Ela não tem animais domésticos, mas disse que lagartos passam quase todos os dias no meio de seu quintal, vindo da mata próxima.
O autor deste blog participar do Programa na condição de estudante do 4.º semestre de Medicina Veterinária da FMU.
Hora do almoço: refeição na escola municipal. |
Parabéns Ricardo pela matéria! Até mais
ResponderExcluirBoa ação... Muito útil, é muito importante ver a prática do que se estuda num local necessitado
ResponderExcluir