Juventino no hospital veterinário da FMU/Fotos de Ricardo Osman/Exclusivo |
O ACIDENTE – Juventino vivia em uma fazenda na região Centro-Oeste do País, mas foi amarrado a uma corda. A corda, porém, enroscou na pata traseira esquerda (na foto, com o curativo) e "estrangulou" o membro de tal forma que a circulação sanguínea ficou comprometida. A extremidade da pata, sem irrigação, necrosou. O seu dono precisou fazer uma viagem a São Paulo e trouxe Juventino, levando-o para o hospital da FMU.
Hora do almoço |
PRÓTESE – A perna traseira esquerda do jumento ficou mais curta. Juventino tornou-se, de certa forma, um deficiente físico. Mesmo que se recuperasse, seu estado de saúde exigiria uma atenção especial para o resto da vida e provavelmente até uma prótese, para que ele pudesse caminhar normalmente. Tudo isso foi discutido com seu proprietário nos primeiros dias da internação. O dono disse que não teria condições de manter Juventino dessa forma no pasto da fazenda e decidiu abrir mão dele. Para o dono, não havia mais nada que fazer pelo pobre jumentinho. Mas Juventino é um bichinho de sorte! Uma professora, médica veterinária, decidiu adotá-lo e se responsabilizou por seu longo e pioneiro tratamento.
Juventino e a prótese provisória |
DIA DO TRABALHO – Fazemos aqui esta homenagem especial a Juventino e a todos os jumentos do planeta, animais que trabalham muito, desde a Antiguidade, levando cargas, transportando barris de água etc. Eles tornam a vida dos seres humanos mais fácil e confortável. Devem ser homenageados em 1º de Maio, no mundo animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário