Quem tem gato sabe que, vez ou outra, precisa abrir a torneira do banheiro para ele beber água fresca e corrente. Se o bichano ainda não fez isso, vai fazer. Os gatos são exigentes e sábios: eles preferem tomar água corrente, em movimento, por saberem que essa água é mais limpa do que a água parada, no pote ou empoçada no quintal.
Qualquer escoteiro ou amante da natureza, sabe disso! O cantil deve ser cheio no rio de água corrente.
Vejam que se trata de um instinto de sobrevivência apurado desta espécie doméstica que surgiu em regiões de clima seco, como o Egito, no norte da África, e na antiga Pérsia, atual Irã, no Oriente Médio.
Nos tempos atuais, de aquecimento do planeta, com temperaturas extremas registradas neste verão no Brasil, é fundamental que os tutores desses felinos saibam como oferecer água a eles.
Os gatos vieram de regiões desérticas, não desperdiçam e nem brincam na água, mas tendem a beber pouca água, o que explica os inúmeros problemas no sistema urinário registrados nas clínicas e hospitais veterinários. O pouco consumo leva a desidratação, perda de elasticidade da pele e até à formação de cálculos na bexiga.
Por isso, é preciso estimulá-los e atender suas exigências.
O mercado pet de todo o País tem inúmeras fontes de água, com pequenos motores elétricos, que simulam a água corrente, em movimento sobre pedras ou pequenas rampas. Mas trata-se de um circuito fechado e por isso é essencial que a água destas fontes sejam trocadas diariamente.
Além disso, deve-se manter a oferta em potes, espalhados pela casa ou apartamento, sempre em locais altos e de preferência considerados seguros pelos gatos. Gato não gosta de beco sem saída, só o Manda-Chuva do antigo desenho animado. Gato prefere beber água em local em que possa ver o que ocorre ao redor e onde haja opção de fuga.
E não tente enganá-lo. O gato sabe pelo cheiro se a água está limpa ou suja, com restos de alimento, saliva ou poeira dos últimos dias.
A torneira do banheiro é sempre a melhor opção, tem água limpa e corrente e está no alto, não no chão! Se o tutor ou tutora está sempre por ali, escovando os dentes, por exemplo, é porque a água é boa.
Nunca foi tão válido o ditado: bom mesmo é sombra e água fresca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário