domingo, 20 de março de 2011

Nosso adeus ao ursinho Knut

O ursinho Knut. Vai deixar saudades/Foto Divulgação Zoo Berlim

O ursinho Knut que vivia no Zoológico de Berlim morreu no último sábado aos 4 anos de idade. “Este urso não encantou apenas o povo de Berlim, mas ganhou o coração de pessoas em todo o mundo”, disse o presidente do Conselho do Zoo de Berlim, Frank Bruchmann, conforme nota divulgada no site da instituição. Fazemos aqui nossa homenagem ao ursinho em nome dos amigos do AnimaisOk
O urso polar Knut (o nome da espécie é Ursus maritimus) nasceu no Zoológico de Berlim em dezembro de 2006, mas foi rejeitado por sua mãe, Tosca de 21 anos. Passou a ser tratado por funcionários do Zoológico, que, por conta disso, sofreram críticas de pessoas que se intitulam "ecologistas." Para aquele grupo, a setença de Knut deveria ser a morte, que é o que ocorreria no Ártico, em meio à natureza. Mas o Zoo de Berlim não é o Ártico e nem aquele grupo é o dono da verdade. O ursinho Knut fez em seus 4 anos de vida mais pela natureza e pela consciência de inúmeros jovens do que muita gente. Um total 1,3 milhão de visitantes foram vê-lo no Zoo e aprenderam lá que o aquecimento global está destruído o habitat dos ursos polares. A causa da morte inesperada de Knut ainda é desconhecida, mas o Zoológico de Berlim já iniciou as investigações. Knut vai deixar saudades!

Informações sobre a espécie, da Enciclopédia Ilustrada dos Animais, de David Burnie: Os ursos polares vivem em meio ao gelo do Ártico, são carnívoros e excelentes nadadores. Na fase adulta, chegam a medir 3,4 metros de comprimento e a pesar 680 quilos. Em busca de alimento, andam e nadam por até 100 quilômetros e no momento da caçada a velocidade na água pode chegar a 55 quilômetros por hora. A espécie é encontrada apenas no Polo Norte. Não há ursos polares na Antártida.

O ursinho Knut recebeu 1,3 milhão de visitantes/Foto Divulgação Zoo de Berlim


Um comentário:

  1. Osman, muito legal o post. Em casa, gostávamos de acompanhar o urso Knut. E uma colega nossa aqui do Estadao, a Yara, chegou a visitá-lo na Alemanha.

    Forte abraço e sucesso com o blog

    Guilherme Scarance

    ResponderExcluir