quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Vamos exigir a campanha de vacinação pública e gratuita contra a raiva em cães e gatos

Cartaz da campanha de vacinação na cidade de São Paulo/Divulgação
                                  Neste mês de agosto, completa um ano que ocorreu um dos maiores fiascos de nosso sistema de saúde. A campanha pública e gratuita contra a doença raiva em cachorros e gatos em todo o Brasil foi interrompida em agosto de 2010 porque a vacina estava imprestável. O Ministério da Saúde comprou lotes impróprios para o uso, e isso foi descoberto depois que animais morreram. Considerando que a campanha foi interrompida, podemos supor que faz dois anos que milhares, talvez milhões, de cães e gatos não são vacinados contra a raiva.
                                 A raiva é uma doença causada por vírus que vive em morcegos. Esse vírus é transmitido a mamíferos, domésticos ou silvestres, como raposas ou cavalos. Portanto, a vacinação obrigatória e em massa de cachorros e gatos no País é fundamental para evitar uma epidemia e manter a doença praticamente erradicada nas principais cidades. Na cidade de São Paulo, o último registro da raiva em animais data de 1984, segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Em seres humanos, o último registro é de 1982. 
                                 O Ministério da Saúde informou que a campanha contra a raiva chegará em setembro a 16 importantes Estados do País, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia e ao Distrito Federal. Em oito Estados - Alagoas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe - os bichinhos já teriam recebido a dose da vacina em julho. Segundo o Ministério da Saúde, agora o fornecedor da vacina é outro laboratório que não o que vendeu vacina imprópria para uso em 2010. Não encontrei, porém, no site do Ministério da Saúde nenhuma alusão à campanha gratuita e pública da vacinação contra a raiva em cachorros e gatos.
                                A campanha não é um favor, mas uma obrigação das autoridades. O cidadão brasileiro, sobretudo os donos de cães e gatos no País, têm esse direito. Eles são contribuintes que pagam impostos altíssimos, ICMS e IPI, por exemplo, embutidos na produção e na venda no varejo de pacotes de ração, biscoitos e roupinhas para os animais. A única contrapartida do governo para com esses contribuintes é esta campanha.
                                 Vamos todos aguardar o mês de setembro e cobrar das autoridades esta vacinação. Isso é fundamental para a segurança e a saúde dos animais e das pessoas. Falhas em campanhas como esta podem levar depois as autoridades a atitudes extremas e ineficientes, como ocorreu no México, em San Luis Río Colorado.
                                Estamos atento em defesa dos animais,
                                Forte abraço,
                                Ricardo Osman

Nenhum comentário:

Postar um comentário