domingo, 30 de outubro de 2011

Confiança da comunidade marca nova fase do Programa do Médico Veterinário da Saúde da Família

As irmãs gêmeas Raísa (esq.) e Raiana, de 9 anos, levaram os seus gatos Dudu e Chico
para atendimento veterinário/Fotos Ricardo Osman
                                    A comunidade da Chácara Vista Linda, bairro da cidade de Bertioga, no litoral paulista, deixou claro neste sábado, dia 29 de outubro, que acredita no trabalho desenvolvido pelo Programa do Médico Veterinário da Saúde da Família, um projeto realizado pelo Centro Universitário FMU em parceria com a Prefeitura de Bertioga. Os moradores desta comunidade carente, principalmente crianças e adolescentes como as meninas Raísa e Raiana, filhas da diarista Rizelda Agostinho, de 49 anos, levaram seus animais de estimação para a escola municipal da Chácara Vista Linda, onde equipe de professores e estudantes da FMU fizeram exames clínicos, de fezes e de sangue gratuitos nos animais. Os exames de sangue devem orientar pesquisa de epidemiologia. A equipe também orientou os donos e as crianças sobre como cuidar dos animais. Em trabalho conjunto com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bertioga foram agendadas castrações. Participaram no sábado do projeto os professores Débora Gidali, Flávio Aparecido Baldisseri Júnior, João Carlos Shimada Borges e Paula Bastos.


O atendimento dentro da escola
Por volta das 10 horas da manhã de sábado, uma fila se formou diante da escola municipal com os moradores do bairro e seus animais aguardando o atendimento. Era um sinal evidente da confiança e da importância que aquela comunidade atribui ao Programa do Médico Veterinário da Saúde da Família, coordenado pelo professor Carlos Augusto Donini. Logo, a divulgação sobre o atendimento, que já tinha sido iniciada na semana anterior, ganhou o boca-a-boca das ruas e muitos moradores apareceram na escola com seus animais. Uma criança chegou com uma gata e cinco filhotes dentro de um carrinho de mão. Outros traziam cães com cordinhas e muitas crianças tinham filhotes no colo. Todos os bichinhos foram examinados e as famílias orientadas. O caso mais grave do dia foi o de uma cadela jovem que mostrou sinais de Tumor Venéreo Transmissível (TVT), uma doença grave que, como o nome diz, é contagiosa. O caso foi levado ao conhecimento da direção do CCZ, que marcou reunião com o proprietário nesta semana. O animal deverá ser tratado e castrado.


Fila na recepção

As crianças com os gatinhos
                    





















Vanuza e o vira-lata Chico
CHICO, ABANDONADO, QUER TER UMA FAMÍLIA.


O cachorrinho Chico, um vira-lata, foi abandonado no bairro Chácara Vista Linda por suas vezes nos últimos quatro meses. A dona se mudou do bairro deixando Chico na calçada da Estrada Número 1, ao relento. Depois uma vizinha, que passou a cuidar dele, também se mudou e Chico voltou para a rua. Nos últimos meses ele tem sido alimentado pela moradora Vanuza José da Silva, de 40 anos, auxiliar de limpeza em uma empresa de Bertioga. Ela diz que não tem condições de ter o animal e por isso procurou orientação no Programa. "As pessoas que têm afeto com os animais sofrem porque muitos são abandonados, ficam na chuva e no sol", disse Vanuza. "Gostaria que Chico fosse recolhido das ruas e seguisse para um programa de adoção, ganhasse um lar". O animal tinha feridas nas duas orelhas e recebeu medicamentos no sábado. O caso de Chico foi levado à direção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bertioga. A direção informou que irá recolher Chico nesta semana e incluí-lo no programa de adoção de animais. Chico é um cão manso e obediente. Você quer ficar com ele? Entre em contato com o CCZ de Bertioga.

"Se Deus não gostasse dos animais, 
 não teria mandado recolher os bichos
quando ocorreu o Dilúvio",
frase da moradora Vanuza José da Silva,
Bertioga, 29 de outubro de 2011.




OPINIÃO DO AUTOR: O Programa do Médico Veterinário da Saúde da Família tem suas limitações, deficiências e qualidades como qualquer projeto posto em prática. É melhorado a cada fase. Mas duas qualidades merecem destaque: 1) O programa é aberto à participação de crianças e adolescentes de Bertioga. Por isso, tem um caráter EDUCATIVO de impacto positivo inimaginável no momento. As crianças e os adolescentes podem levar – como o tem feito – seus animais para o atendimento e provavelmente este seja o primeiro contato que estes jovens têm com a Medicina Veterinária. Desta forma, passam a compreender que todos os seres vivos do Planeta precisam de cuidados e que os cuidados com os animais estão diretamente relacionados à saúde de toda a família. Ganham um saudável senso de responsabilidade. 2) O programa incentiva os estudantes de Medicina Veterinária à prática do serviço comunitário, já que são todos voluntários. O ato de SERVIR uma comunidade carente honra e fortalece a vocação de médico veterinário. Que Deus abençoe a todos.
  


O exame de sangue



Um comentário:

  1. Ficou maravilhosa essa edição...Parabéns, dá arrepios de emoção ao lembrar de tudo que passamos durante nossos sábados de serviço comunitário!

    ResponderExcluir