domingo, 25 de março de 2012

Praia do Diabo é o paraíso dos cachorros


Corrida na areia e banho de mar com os melhores amigos
na Praia do Diabo no Rio de Janeiro/Fotos de Ricardo Osman
 Reportagem especial _ Uma estreita faixa de areia localizada no lado esquerdo da Praia do Arpoador, em Ipanema, no Rio de Janeiro, é o paraíso dos cachorros. Chama-se Praia do Diabo, por causa das constantes correntezas perigosas e fortes daquele trecho do mar, o que explica o fato de a bandeira vermelha dos Salva-Vidas está sempre hasteada. É nesta praia, frequentada por surfistas, que surgiu no Rio nas últimas décadas uma tradição: a de levar os cachorros ali para brincar e nadar. A Praia do Diabo, ao contrário do nome, é uma benção para os proprietários e seus cães, que conseguem se divertir e descansar da correria do dia-a-dia. Neste sentido, o Rio segue o exemplo pioneiro da Califórnia, onde há praias reservadas para os cachorros em San Diego (a Dog Beach, localizada ao norte da Ocean Beach), em Santa Bárbara e outras cidades. No filme Marley&Eu todos puderam ver o cão curtir a praia com o seu dono, o jornalista e escritor John Grogan. 
Entretanto, há dois anos, a Prefeitura do Rio de Janeiro sancionou uma lei proibindo a presença de cães na Praia do Diabo, segundo os frequentadores do local. A proibição da presença de animais nas praias do litoral do Rio é antiga, mas havia a exceção da Praia do Diabo. Agora, não há mais. Por isso, os frequentadores estão revoltados e costumam aparecer na Praia do Diabo bem cedo, logo depois do nascer do sol, antes dos fiscais da Prefeitura chegarem.

Vista da Praia do Diabo: ao fundo o forte de Copacabana.

O argumento da Prefeitura é o de sempre: os cachorros são um risco à saúde pública, suas fezes podem contaminar os banhistas com doenças, como verminoses. Aqueles que são contra a presença de cães na praia citam o "bicho geográfico", nome popular da larva migrans cutânea, que, como diz o nome, fica andando sob a pele humana. Um dos parasitas que podem provocar o "bicho geográfico" é Ancylostoma caninum. Outra enfermidade pode ser provocada pelo Toxocara canis. Os que são a favor de espaços reservados para donos e seus animais defendem que a comunidade deve exigir que todos os cães sejam vacinados e vermifugados, o que diminui consideravelmente o risco de parasitas na areia. Além disso, as fezes devem ser recolhidas e placas devem avisar aos banhistas sobre a presença legal de animais naquele trecho de mar. O argumento mais forte destes proprietários de animais é o fato de que inúmeras praias do Rio e de São Paulo são impróprias ao banho e não são frequentadas por cães. O mar está poluído por esgoto humano, sem tratamento, o que é grave risco à saúde pública, e as prefeituras não fazem nada em relação a isso ou fazem muito pouco.
O blog AnimaisOK defende que seja permitido na Praia do Diabo a presença de proprietários e seus animais. Além de ser uma tradição, o local é impróprio ao banho de crianças e adolescentes devido às perigosas correntezas. Os proprietários, com certeza, vão saber desfrutar da liberdade com responsabilidade. 
  
Um momento de felicidade com os cães na praia. 
No mar, o navio de cruzeiro segue em direção à Baía de Guanabara.
/Foto de Ricardo Osman
Para saber mais: Praias na Califórnia http://www.bringfido.com/attraction/beaches/state/california/


A Dog Beach, em San Diego, na Califórnia.
/Foto divulgação site BringFido

9 comentários:

  1. Sinceramente, eu tenho medo de contaminar os meus CÃES em certas praias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada suja as praias, a não ser o animal humano. Meu cachorro, um Pinscher muito tranquilo, adora ir à praia e ficar deitado à sombra da barraca, curtindo o visual. Moro no Posto 9 e já tive vários problemas com a facista Guarda Municipal, por isso.
      Agora vou me mudar para a praia do Diabo porque creio que ali a GM não vai me criar estresse.
      E, realmente, levar meu cachorro para pisar na areia contaminada de uma Ipanema arruinada por turistas mal educados e cuspidores, pode adoecer meu bichinho.

      Excluir
  2. Eu moro perto do Arpoador, então sempre vou pra la andar com a minha cachorra. Ela ainda é filhote, só 5 meses, e eu MORRO de medo de deixar ela solta, mas sempre solto na Praia do Diabo nos finais de semana que estão quentes, e beeeem cedinho. Nahla ama MUITO! Corre por hoooras, não para por nada, e sempre tem tantos cachorros. Mas as vezes os policiais tiram os donos com os cachorros, mas geralmente ignoram, nem ligam. E como é dificil ter cachorro depois de 12PM porque fica quente de mais é ai mesmo que eles não ligam. E quem vai pro Diabo sempre limpa as fezes dos cachorros :)

    ResponderExcluir
  3. Eu moro mais distante, mas pretendo levar o meu Teckel salsicha. Estou fazendo uma pesquisa onde tem prais no RJ ou alternativas. Alguém pode me ajudar??

    ResponderExcluir
  4. Minha cachorrinha uma Tekel nunca fez cocô na praia, qdo ela faz xixi, recolho a areia num saquinho e descarto no lixo. Ao contrário do ser humano, cachorro não faz as necessidades no mar. Quero saber quem é o verdadeiro animal???

    ResponderExcluir
  5. Lugar em SP para peludo nadar?
    Quem souber entra em contato por favor?
    sinonimooculto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Praia não é lugar p cachorro...já bastam os seres humanos incivilizados que a infestam e sujam.

    ResponderExcluir
  7. Praias em São Paulo onde já levei minha cachorra: Prainha Branca em Bertioga e Juréia em Peruíbe.

    ResponderExcluir