domingo, 7 de junho de 2020

A Tempestade Perfeita: a Covid19 no Brasil.

Coronavírus já causou mais de 100 mil mortes no mundo
O Brasil segue para ter em poucos dias 700 mil pessoas infectadas, segundo dados da BBC. Nesta semana, os 36 mil mortos no Brasil pela Covid19 vão chegar a 40 mil, e desta forma o Brasil subirá para o segundo lugar no ranking mundial da morte, atrás apenas do total de mortes nos Estados Unidos.
No dia 3 de maio, o Brasil estava em nono lugar em número de pessoas infectadas entre todos os países. Pouco mais de um mês depois, já ocupa o segundo lugar em número de infectados atrás apenas dos Estados Unidos. Uma subida rápida dos casos confirmados, em espiral descontrolada.
Pesquisadores e o ex-ministro Mandetta já preveem mais de 100 mil mortes no Brasil pela Covid19 até agosto. Neste caso, em agosto e setembro o Brasil estará próximo do primeiro lugar no ranking de números de mortes.
É esta a trágica herança de Jair Bolsonaro para o povo brasileiro deixada ainda durante a sua administração ( ou desgoverno). Não é à toa que o Ministério da Saúde não quer mais divulgar os dados sobre a Covid19 no País. Não é à toa que Donald Trump abandonou Bolsonaro e citou nesta semana o Brasil como exemplo do que não deu certo no combate à Pandemia. Não é à toa que neste domingo o primeiro astrólogo oficial do bolsonarismo, Olavo de Carvalho, e filosofo do fascimo tropical, abandonou também o capitão, chamando-o de covarde. Carvalho quer sair de perto do governo que em julho e agosto terá dias terríveis, sobretudo devido à irresponsabilidade, incompetência e insanidade de Jair Bolsonaro.
Rezemos por uma vacina. O desmonte realizado no Ministério da Saúde e a crise política provocada por Bolsonaro retiram do Brasil condições de dar resposta adequada à Pandemia.
O gênero Coronavírus já é conhecido de médicos, cientistas e médicos veterinários, porque alguns tipos estão presentes em animais domésticos. O novo coronavírus ainda é estudado. Mas sabe-se que se alastra com a facilidade dos tipos de vírus Corona já conhecidos. Se a Pandemia encontra um país no qual o próprio presidente combate a ciência e o isolamento social, uma das principais medidas de prevenção às infecções, a tempestade perfeita está formada.
Abs
Ricardo Osman G. Aguiar
Jornalista e médico veterinário, Mestre em Saúde e Bem-Estar Animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário