sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Dia das Crianças também é dia de pets

   O feriado de 12 de outubro é data também de corrida às petshops para a compra do brinquedinho do cãozinho ou do gatinho. É uma corrida que cresce a cada ano. Afinal, os cães e gatos são hoje considerados membros da família e estão presente em milhões de domicílios do País. 
   A Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, revelou que o número de domicílios do País que tinham pelo menos um cão era de 44,3%, e o dos que possuíam pelo menos um gato era de 17,7%. O resultado apontava total de 52,2 milhões de cães no Brasil e de 22,1 milhões de gatos, em uma população humana estimada na época em 201 milhões de habitantes. 
   Mas o que levaria um tutor a correr para uma petshop às vésperas do Dia das Crianças atrás de bolinhas, ossinhos e ratinhos de pano? 
   A Ciência explica. 
   Assim como uma mãe humana libera altos níveis do hormônio ocitocina no parto e ao abraçar e olhar para seu bebê, os tutores têm igualmente seus níveis de ocitocina aumentados na interação com seus bichinhos.  
   Pesquisa realizada por três universidades do Japão (Azabu, Jichi e de Tóquio) comprovou que a troca de olhares entre humanos e cães é capaz de fazer com que cada um libere em seu sistema nervoso o hormônio ocitocina, que é chamado o hormônio do prazer e do amor maternal. A descoberta foi divulgada em abril de 2015 na revista Science. 
   O estudo Oxytocin-gaze positive loop and the coevolution of human-dog bonds ajuda a explicar como o homem e o cão deram os passos para se tornarem os melhores amigos. E ajuda a entender porque hoje temos um mercado pet capaz de oferecer diversos produtos, brinquedos, roupinhas e rações de qualidade. 
   Takefumi Kikusui, da Universidade de Azabu, e seus colegas afirmam nas conclusões que o comportamento contemplativo de cães aumentou a concentração urinária de ocitocina nos tutores, o que consequentemente facilitou o sentimento de amar como aos filhos nesses tutores. Os cães igualmente respondem com satisfação, com a liberação de níveis mais altos do hormônio na troca de olhares com o tutor, seguidos por níveis intermediários provocados pelo toque do tutor e pela "conversa" com o tutor. 

   Não é preciso dizer mais nada.

   Vamos às compraasss!!!!  🐶🐱😅

Para saber mais:
NAGASAWA, M. et al. Oxytocin-gaze positive loop and the coevolution of human-dog bonds. Science, v. 348, issue 6232, p. 333-336, 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário