sexta-feira, 1 de outubro de 2021

São Francisco de Assis, o Santo dos pets.

  Os cachorrinhos e gatinhos têm também o seu santo. Basta perguntar aos tutores de cães e gatos para quem eles rezam na hora de pedir saúde para os bichinhos. Boa parte, cristãos católicos ou protestantes, e até fiéis de outras religiões e agnósticos, citam São Francisco de Assis, o protetor dos animais. Nesta segunda-feira, dia 4 de outubro, e por toda a semana, a vida e a obra do santo católico são comemoradas em todo o mundo e com muito fervor no Brasil. 
  Francisco, da cidade de Assis, na Itália, inovou entre os religiosos, em pleno início do século 13, ao afirmar que o Criador deu seu sopro de vida tanto aos homens quanto aos animais e às plantas. Um Pai comum, universal. 
  São Boaventura, seu discípulo, disse que ele "enchendo-se de ternura ao considerar a origem comum de todas as coisas, dava a todas as criaturas, por mais desprezíveis que parecessem, o doce nome de irmãos e irmãs", registra a Carta Encíclica Laudato Si sobre o Cuidado da Casa Comum, do Papa Francisco (aliás, o nome papal adotado por Jorge Mario Bergoglio é em homenagem ao religioso de Assis).
  Portanto, no rigoroso conceito franciscano, podemos dizer "irmão cachorro" e "irmão gatinho".
  
  A VIDA _ O homenageado de outubro nasceu no ano de 1182 com o nome de Giovanni di Pietro di Bernardone, mas foi batizado pelo pai comerciante como Francesco, em uma referência a amigos franceses. Na juventude se desentendeu com o pai rico, entregou-lhe até as roupas do corpo e foi viver na pobreza, disposto a pregar os Evangelhos cristãos com fraternidade e humildade. Conseguiu ser recebido pelo Papa e criou a ordem franciscana.  
  O escritor Herman Hesse, autor de uma das melhores biografias de Francisco (Francisco de Assis, Editora Record, 2019), afirma que o italiano tinha a capacidade de conversar com os pássaros que vinham pousar em seus ombros. No dia de sua morte, teria havido sobre o túmulo uma revoada expressiva de andorinhas. Ele também pregou às flores e às florestas.
 "Muitas histórias e lendas contam como era grande o amor de Francisco pelos animais, em especial pelos pássaros", escreveu Hesse. 
  O escritor alemão revela, porém, que de tantas canções entoadas por Francisco ao longo da vida apenas uma de fato chegou aos nossos dias: é o Cântico do irmão sol . Conheça um dos primeiros parágrafos do cântico:
 "Sê louvado, meu Senhor, com todas as tuas criaturas,
especialmente o senhor irmão Sol, 
que é o dia, e por meio dele nos iluminas..."  

  Atualmente, Francisco de Assis é considerado pela Igreja Católica como verdadeiro ecologista. Um defensor da ecologia integral, como diz a Carta Encíclica já citada. Para muitos, é protetor das espécies de animais ameaçadas de extinção e ainda para outros o principal socorro dos cães e gatos abandonados. Por isso, dá seu nome a uma das principais e mais antigas ONGs da cidade de São Paulo, o Quintal de São Francisco.  
   




Nenhum comentário:

Postar um comentário