segunda-feira, 28 de março de 2022

Novela Pantanal: a onça-pintada, ameaçada de extinção, entra no horário nobre da TV.

A atriz Alanis Guillen, a nova Juma/Divulgação TV Globo/Twitter

   Nesta segunda-feira, dia 28 de março, estreia no horário nobre da TV Globo a nova versão da novela Pantanal, sucesso dos anos 1990, escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa. 

  A novela traz para a telinha a beleza do Pantanal e a majestade da onça-pintada, o maior felino das Américas, que tem nessa região um de seus habitats naturais (o nome científico da espécie é Panthera onca).  

  A onça-pintada é, de certa forma, personagem principal. Isso porque a protagonista Juma Marruá, criada na natureza selvagem depois de perder o pai, pode virar uma onça quando ameaçada. 

  O autor da nova versão, Bruno Luperi, neto de Benedito, mantém o dom sobrenatural (ou apenas uma lenda?) que Juma herdou da mãe Maria Marruá (interpretada na primeira versão por Cássia Kiss e agora por Juliana Paes). 

  A jovem Juma (interpretada a partir de hoje por Alanis Guillen, antes o papel consagrou Cristiane Oliveira) não vira um bicho qualquer, vale reforçar, mas a própria onça-pintada, rainha do Pantanal, que chega a pesar 135 quilos e não mia; ao contrário, emite um urro, chamado de esturro.

  FICÇÃO E REALIDADE _ Um ano e meio depois das queimadas que devastaram grande parte do Pantanal, é reconfortante saber quer o Pantanal e a onça-pintada serão destaques em rede nacional. Afinal, como diz o ditado, nós iremos proteger aquilo que conhecemos. 

  Nos incêndios ocorridos em 2020 na região, um filhote de onça-pintada foi salvo por um fazendeiro em Cárceres, município do Mato Grosso, localizado no Alto Pantanal.

  O orfão ganhou o nome de Marruá, em homenagem à personagem da novela Pantanal, exibida nos anos 1990 na TV Manchete. 

  Em fevereiro deste ano, a onça Marruá já adulta foi transferida para o Instituto NEX (No Extinction), em Goiás (https://nex.org.br/). A Marruá está saudável, em boas condições físicas  e começa a ser preparada pela equipe do Instituto para que possa viver livremente na natureza. 

  Mas este caminho para a vida livre é longo porque ao ser salva dos incêndios Marruá passou a ser alimentada e cuidada por seres humanos e não desenvolveu as técnicas de caça e o instinto de buscar seu próprio abrigo. 

 A direção do NEX está confiante, porém, de que a jovem Marruá conseguirá despertar de seu interior a verdadeira onça-pintada que está ali, e desta forma conquistar seu espaço na natureza, a exemplo do que devem fazer as personagens da trama da TV Globo que tem início hoje. 

Para saber mais: https://nex.org.br/

                         https://jaguar.org.br/



 
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário