quinta-feira, 19 de maio de 2022

Pancreatite, um risco para os cães.

  Os cães fazem parte da família, dividem os sofás conosco, mas é preciso saber que nem sempre alimentos de gente são saudáveis para os cachorros.

 Petiscos gordurosos como pedaços de pizza, de queijos, de alimentos embutidos e pão com manteiga podem desencadear nos cães a inflamação aguda do pâncreas, chamada de pancreatite. Neste caso, surge o desespero pois o pet começa a vomitar e a ter dores fortes abdominais. É preciso levar ao hospital veterinário.   

  Apesar de ser um órgão pequeno, escondido, o pâncreas tem importância enorme: produz desde hormônios como a insulina (que se faltar leva à diabetes) até as enzimas digestivas, como amilase e lipase, lançadas no intestino.

   "O pâncreas é um órgão que a gente esquece que existe, e quando sabe de sua existência é porque há um problema grave a ser resolvido", diz o professor e médico veterinário, Ricardo Duarte, que cuida de inúmeras doenças do sistema digestivo de pets em São Paulo. "Sempre que falamos de pâncreas há o risco de óbito."

   Os tratamentos são complexos e exigem internação em hospitais. Exames para avaliar triglicérides (moléculas de gordura) e colesterol no sangue são obrigatórios. 

   As raças Yorkshire Terrier, Schnauzer e Cocker Spaniel têm predisposição para o quadro agudo da doença.

    Superada a crise, o cão deverá se alimentar de ração gastrointestinal low fat (baixa gordura), que é produzida por por grandes empresas do mercado pet, e vem sendo recomendada como forma de manter o animal saudável e menos propenso a novas crises.

    A lição que fica é uma só. Na hora dos petiscos dos caninos é bom ser vegetariano: brócolis e cenoura cozidos!! Eles adoram e só faz bem!      

   

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário