quinta-feira, 12 de maio de 2022

Patron, o caçador de explosivos, vira herói na Ucrânia.



O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, com o presidente da Ucrância, Volodymyr Zelensky, na cerimônia de condecoração do cachorrinho Patron em Kiev/Imagem do Twitter @Justin Trudeau/Rede social em 10 de maio de 2022.


  O pequeno Patron, um cãozinho da raça Jack Russell Terrier, é muito valente, não tem medo de explosivos e abana alegre o rabo quando encontra uma bomba ou uma mina que não explodiram. Afinal, é esta a sua missão na defesa da Ucrânia contra a Rússia.  
   Seu faro é especialmente aguçado para detectar artefatos bélicos que militares russos deixam como armadilhas no território ucraniano. Antes que alguém seja ferido por minas russas, Patron as encontra e avisa a seus superiores do Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia.
  Desde o dia 24 de fevereiro deste ano, quando a Rússia invadiu com seu exército o país vizinho, o cachorrinho já descobriu 200 artefatos de guerra do inimigo prontos para explodir. 
  Por este trabalho incansável, Patron virou  herói em seu país. 
  Neste mês de maio, Patron foi condecorado com medalha de honra, por "serviços prestados" ao país, pelo próprio presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em cerimônia realizada na capital Kiev.
  O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que estava em visita a Kiev, participou do evento e não poupou elogios a Patron, tanto na cerimônia quanto depois em mensagem no Twitter.
  "Conheci o Patron. Ele já ajudou as forças ucranianas a detectarem mais de 200 explosivos e ajuda a ensinar crianças sobre (os perigos) das minas", escreveu o líder canadense na rede social ao postar uma foto da entrega da medalha realizada na capital da Ucrânia. 
 O tutor de Patron, Myhaillo Iliev, foi homenageado também por Zelensky por perceber as habilidades do cão e a partir disso ajudar a salvar vidas.
   A raça Jack Russell Terrier tem origem na Inglaterra e foi desenvolvida para a caça à raposa. Mas Myhaillo Iliev percebeu que Patron seria capaz de cumprir missões mais relevantes. O treinamento deu certo, Patron aprovou os novos desafios, embora tenha poucas folgas numa guerra. Recentemente, o cãozinho aproveitou para tirar uma soneca em meio a entrevista concedida por seu tutor (foto abaixo). Ele merece! 
     

 O cão Patron tira uma soneca ao lado do tutor Myhailo Iliev/
 I
magem do Serviço estatal de Emergência da Ucrânia



Nenhum comentário:

Postar um comentário