domingo, 26 de novembro de 2023

A cama ficou pequena! Os pets invadiram o colchão!

  Se há um lugar na residência que os cães e os gatos estão adorando ficar é na cama dos tutores. Os cachorrinhos pequenos ficam no meio do casal, sem cerimônia. Os cães grandes tentam garantir vaga nos nossos pés e os gatinhos, quando tudo está quieto, se aconchegam até sobre o peito da gente.

  Um fenômeno curioso já é relatado pelas pessoas: quando a TV é desligada pelo controle remoto e os tutores vão escovar os dentes, turma de quatro patas se antecipa e vai correndo para garantir a vaga na cama! Dali só sai de manhã!

   Se estiver calor, se esticam com a barriga para cima. Se estiver frio, se metem até debaixo do cobertor!

  Nesta hora, eles não querem ficar no sofá ou na caminha deles. Por uma questão simples: sabem por instinto que dormir juntos aumenta a segurança de todos. E é mais agradável...

   Mas os humanos também são beneficiados. A Ciência já demonstrou que os pets ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade! E na hora de pegar no sono, isso é fundamental.  

    No caso dos cães, esta convivência à noite é mais antiga do que com os gatos. Os cães dormem ao lado dos seres humanos há mais de 15 mil anos nos campos e nas florestas. Foi a primeira espécie domesticada.

    O Canis familiaris traz um benefício ao sono que é a certeza dos tutores, consciente ou inconsciente, de que um vigilante estará por perto, capaz de ouvir e cheirar intrusos de longe . Nós, primatas, por instinto, tememos intrusos à noite. 

    O desenvolvimento das vacinas para cães e gatos, de vermífugos e de produtos para eliminar pulgas e carrapatos, foi a cereja deste bolo servido sobre o colchão. Com proteção contra doenças e livres de parasitas, os peludos invadiram de vez as camas.

     Para que tudo dê certo, siga algumas regras:

1) Seu cão e gato devem estar limpos e escovados para subir na cama.

2) É preciso definir uma área da cama para eles, dar um limite neste espaço.

3)  Não pode haver nenhum sinal de agressão ou de irritação do pet na cama em relação aos tutores. Afinal, a cama NÃO é deles.

4) Deixe claro que o espaço é do casal, mas que eles são convidados. 

5) Os cães idosos precisam de uma pequena escada para subir na cama. Há inúmeros modelos deste tipo de escada à venda nas lojas on-line e nas petshops.  

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário