segunda-feira, 11 de março de 2024

Hora da prevenção da gripe nos pets

  O outono neste ano tem início no dia 20 de março e a nova estação, mais fresca, é temporada das gripes em cães e gatos. A exemplo do que ocorre com os seres humanos, convocados a tomar vacinas contra a gripe nos postos de saúde, os pets também precisam estar com suas vacinas em dia para os meses de maior incidência de doenças respiratórias. 

  A principal doença nos cães é a conhecida Tosse dos Canis. Trata-se de infecção altamente contagiosa que, tecnicamente, leva o nome de 'tranqueobronquite infecciosa canina'. 

  A infecção e decorrente inflamação ocorre nas chamadas vias respiratórias anteriores (ou superiores) na traqueia e laringe, e não é, ao menos inicialmente, uma moléstia que alcança o pulmão. 

   A Tosse dos Canis, como o próprio nome informa, causa uma tosse persistente, muitas vezes com secreção e vômito desta secreção. Nos sintomas mais graves, parece que o paciente tem um corpo estranho preso à garganta. 

   Mas a causa dessa tosse é microscópica: vírus e uma bactéria. A Tosse dos Canis é causada pelo adenovírus canino tipo 2, o vírus da parainfluenza e o herpes vírus canino tipo 1. Além da bactéria Bordetella bronchiseptica.

   As vacinas V8 ou V10 disponíveis no mercado pet previnem contra os vírus envolvidos na Tosse dos Canis, ao menos os principais: o adenovírus e a parainfluenza. E há vacina específica dos grandes laboratórios para a bactéria Bordetella.

    Os gatos conseguem se defender naturalmente dessa bactéria, e são raros os casos de infecção por Bordetella bronchiseptica. No entanto, a mais comum doença respiratória das vias anteriores dos felinos é a Rinotraqueíte, uma espécie de gripe provocada pelo herpes vírus felino. Provoca espirros e secreções nasais. Em alguns casos, a infecção, e a decorrente inflamação da traqueia, ocasiona a tosse nos gatos. 

   Os mercado pet tem vacina para prevenção da Rinotraqueíte. Consulte um médico veterinário para ter as vacinas de seu pet devidamente atualizadas. 

       Prevenir é melhor do que remediar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário