domingo, 3 de março de 2024

Dr Google: risco maior para o seu pet!

  O site de busca Google já é utilizado pelas pessoas para se automedicarem, mas agora vendo sendo recurso cada vez mais utilizado na medicação de pets. O que é um risco para a saúde de cães e gatos. Não é raro tutores chegarem na consulta com a frase: "Eu já sei o que o bichinho tem, vi no Google!" 

    Nem com bola de cristal, das lendas e magias, é tão fácil assim.

   Se fosse fácil, seria até bom para os pets, mas não é assim que o equilíbrio entre saúde e doença funciona na realidade. A medicina veterinária exige pelo menos 5 anos no curso de graduação e mais uns 5 ou 10 anos na prática clínica para começar a compreender o complexo universo do organismo, seja de um cão, de um gato ou de um cavalo. 

   Um mesmo sintoma, como o vômito ou a diarreia, tem pelo menos dezenas de causas. "Foi algo que ele comeu", costumam dizer. Mas essa afirmação não ajuda muito. Comeu algo ruim que levou a infecção intestinal, ou comeu algo extremamente gorduroso, e a depender da raça, causou uma pancreatite, que é uma inflamação do pâncreas? Ou é sinal de doença renal, no caso de geriatras?

  No Google, o tutor é ensinado a hidratar o paciente que está vomitando. Mas nesta pesquisa vem uma pergunta automática: "Que dar de remédio para o cão vomitando? E segue uma lista de medicamentos chamados anti-eméticos, usados para interromper o vômito. 

    Ora, o vômito é um sintoma de algo errado, e não a doença em si. 

   É um recurso sofisticado do organismo de cães, gatos e seres humanos para limpar o estômago e tentar corrigir o pH ácido do sangue. Eliminando a acidez gástrica leva-se o pH do sangue para o básico. 

    Portanto, está errado querer interromper esse processo sem conhecer melhor o que ocorre com o paciente. Evidente que a hidratação do paciente é fundamental, mas talvez não seja possível por via oral. 

   Há casos em que o Dr. Google realmente não tem como ajudar, muitos são os detalhes. Um mesmo medicamento elimina vermes intestinais e o protozoário Giárdia, mas a dose para os vermes e a dose contra a giárdia são totalmente diferentes. 

  Os tutores costumam dizer: "Mas eu já dei o medicamento tal... e não funcionou". Lógico que não funcionou, para cada moléstia há uma dose específica. Como para cada tipo de bactéria, um antibiótico é mais eficaz. 

  Se for buscar no Google o por quê do cão estar com a cabeça inclinada, o site vai dizer que ele está em "busca de atenção". Sim, pode ser, se ele fizer isso de vez em quando, mas se o cão mantiver sempre a cabeça inclinada é sinal de problema grave, a Síndrome Vestibular Canina.

  Nada a ver com prova para ingressar na faculdade. A maioria dos tutores nem desconfia, mas os ouvidos são fonte de equilíbrio do corpo em relação ao chão. Há entre os ouvidos o Sistema Vestibular que leva informações sobre a posição do corpo e da cabeça em relação ao solo para o cérebro. A visão e o tato, das patas ou dedos no chão, completam esse sistema autônomo.

  Uma infecção de ouvido grave pode levar o paciente a perder a audição e a pender a cabeça para um dos lados. Como explicar para um tutor que os ouvidos não são só para ouvir e que uma simples infecção de ouvido por provocar danos graves e irreversíveis no equilíbrio do pet? 

  O Dr. Google ajuda, mas tem seus limites! 

  Saiba que o primeiro médico de seu cachorrinho e de seu gatinho é o próprio organismo dele! O organismo dele é muito mais complexo e inteligente que o Google e que a Inteligência Artificial.

   Cuidado para não atrapalhar a resolução de um problema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário