segunda-feira, 25 de março de 2024

PF atrás dos traficantes de animais silvestres

 

Flagrante no tráfico/Reprodução PF

 

  A Polícia Federal realizou importantes investigações no Rio de Janeiro que levaram aos suspeitos da morte da vereadora Marielle. Está nas manchetes dos jornais e sites. Mas a PF está também na caça de traficantes de animais silvestres nas terras fluminenses. 

  No dia 12 de março último, a PF lançou a operação "Defaunação no Rio" para cumprir três mandatos de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão na região de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Grande Rio. Segundo a Agência Brasil, os chefes da quadrilha foram presos e entre eles um integrante do Corpo de Bombeiros.

  Os traficantes comercializavam araras, pagagaios, cervos, iguanas, diversos pássaros e macacos. 

   Infelizmente, os traficantes estão sofisticando o crime e neste caso conseguiram até, de forma fraudulenta, o cadastro dos animais no Sistema Nacional de Gestão da Fauna Silvestre (Sisfauna) e no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass). São sistemas sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

   A Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), uma ONG com sede em Brasília, informa que 38 milhões de animais são retirados da natureza no Brasil todos os anos. E 9 de 10 animais nas mãos dos traficantes morrem por maus-tratos ainda nos cativeiros. 

    A Polícia Federal, pelo visto, terá muito trabalho pela frente, ao lado das polícias ambientais estaduais. 


Para saber mais:

https://renctas.org.br/

 

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário