Os tutores de cães e de gatos costumam relaxar com os medicamentos contra pulgas, carrapatos e ácaros. Não é raro perderem a data da renovação dos comprimidos ou das pipetas, ou a validade das coleiras antiparasitas.
Esse problema, porém, é falta grave: não só para os pets, mas para toda a família, principalmente bebês e crianças, uma vez que pulgas, carrapatos e ácaros transmitem doenças graves para as pessoas!
Se o seu cachorrinho vai ao parque ou o gatinho curte um passeio na rua, eles podem trazer para casa parasitas ameaçadores sob os pelos! Ninguém vê na hora.
A pulga causa a dermatite alérgica em pessoas e, se engolida, infecta o ser humano com um verme chamado Dypilidium.
Além disso, a pulga no gato é responsável por uma doença infecciosa perigosa, a da arranhadura do gato, causada por bactéria que ela transmite. Nunca é demais lembrar que a peste bubônica, que matou milhões de pessoas no século XIV na Europa, foi causada por pulga, no caso pulga mais comum em roedores.
Os carrapatos são vilão conhecido. Infectam os pets com bactéria e protozoário que causam hemorragia, febre e pode agravar para o óbito. Os cães e gatos não transmitem diretamente ao humanos, mas o carrapato pode saltar do animal e infectar também as pessoas. Tudo isso, dentro de casa!
Os ácaros, que estão presentes em todas as casas, tenham ou não pets, causam crises de asma, rinite e a sarna (doença grave na pele). "Quem nunca ouviu a expressão "cachorro sarnento"? Um cão com sarna pode transmitir a doença aos humanos.
Os medicamentos modernos conseguem eliminar ácaros de cães e gatos, o que reduz a possibilidade de infecções graves.
Cuide corretamente de seu pet! Elimine os parasitas.
E lembre-se de que é fundamental, sempre que levar seus filhos ao pediatra, dizer ao médico que mantém animais domésticos em casa e descrever como estão de saúde e quais cuidados adota com eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário