quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Rei da Selva toma choque elétrico e perde a majestade no Zoológico de São Paulo.


Foto 1 _ O leão Yuri, no Zoológico de São Paulo/Foto de Paulo Pampolin para o Diário do Comércio


Foto 2 - O leão Yuri encosta na cerca elétrica do cativeiro/Foto de Paulo Pampolin/Hype


Foto 3 _ O leão Yuri cai no fosso ao redor do recinto/Foto de Paulo Pampolin/Hype

                             O Diário do Comércio, jornal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), publica nesta quinta-feira, no caderno de Cidades, um flagrante fotográfico que mostra o leão Yuri, do Zoológico de São Paulo, caindo no fosso depois de tocar em cerca elétrica, instalada em seu cativeiro. O Rei da Selva acusou o golpe, perdeu o equilíbrio e a majestade. A sequência de fotos é do colega Paulo Pampolin, da agência Hype, que estava a serviço do Diário do Comércio, e documentou a cena. As imagens mostram que, sem dúvida, há algo de muito errado com esta cerca do cativeiro de Yuri, instalada, em tese, para protegê-lo.
                               O que aconteceu com leão Yuri é inadmissível! A cerca elétrica está ameaçando a vida e a saúde deste animal. Qual foi a voltagem? Quem é o responsável por este projeto? Yuri tem idade avançada e as fotos mostram que o choque elétrico o deixou atordoado e, com certeza, alterou seus batimentos cardíacos (o coração é uma bomba elétrica). Não se sabe em que condições ele foi reitado do fosso em seguida.
                              Hoje, qualquer estudante de medicina veterinária sabe o que é o conceito de "enriquecimento ambiental" utilizado em zoológicos de todo o mundo para tornar os cativeiros dos animais mais próximos de seus habitats. Neste conceito de enriquecimento pensa-se em estímulos positivos aos animais, como por exemplo colocar uma árvore com cordas na jaula de um chimpanzé. Mas em São Paulo, em um dos maiores zoológicos do mundo, o conceito está invertido no cativeiro de Yuri. Sua prisão foi piorada com a cerca elétrica que o derrubou. Não há cercas elétricas nas savanas africanas!
                              Leia a reportagem do Diário do Comércio:  http://www.dcomercio.com.br/index.php/cidades/sub-menu-cidades/71254-a-queda-dp-rei 
                                      

Um comentário:

  1. Tudo bem que faz um tempinho essa reportagem... Mas e ai? Que providências foram tomadas quanto a esses mals tratos ao Yuri???

    ResponderExcluir