terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Alerta: risco de enchentes no verão. Proteja também seus animais!

Cena paulistana
                   Neste verão, as fortes chuvas vão provocar enchentes e desmoronamentos nas cidades brasileiras, levando ao sofrimento pessoas e animais, como ocorreu no início deste ano na região serrana do Rio de Janeiro. Nas grandes cidades, como em São Paulo, é comum os córregos transbordarem e surpreender as famílias. É importante nesta hora lembrarmos dos animais que também sofrem com as inundações. Por isso, é fundamental que os responsáveis por cães e gatos tomem as providências necessárias desde já para assegurar que os bichos estarão protegidos neste verão.
                   1) Mantenha seu animal em local seguro e com placa de identificação na coleira (nome, telefone e endereço)
                   2) Evite seu contato e o de seus animais com as águas das enchentes, que são sujas e podem transmitir a Leptospirose.
                   3) Se sair da residência leve seu animal com você. Se isso não for possível, no caso de uma emergência, não o deixe preso pela guia na residência ou em algum recinto. Ele deve ficar solto em condições de procurar local seguro. 
                   4) Tenha por perto os telefones do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de sua cidade.  
                   A WSPA, que é a organização mundial de proteção aos animais, dá algumas orientações no site que ajudarão você a tomar conta de seus bichinhos nesta hora. "Em caso de emergência, leve sempre seus animais com você, sejam cães, gatos, aves, peixes ou qualquer outra espécie! No caso da impossibilidade de levá-los consigo a um abrigo público para pessoas, procure casas de amigos ou parentes para acolhe-los provisoriamente. Não se esqueça de identificar preventivamente seus animais com coleiras ou plaquetas, com seu nome e um telefone para contato." No caso de algum problema, isso vai ajudar as equipes de resgate a reunirem novamente toda a família. Mantenha os animais desde já em locais seguros e sob a proteção de para-raios.

                 Veja abaixo cena ocorrida em São Paulo, exibida na TV Bandeirantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário