ESPECIAL DE NATAL
Juventino: símbolo de esperança. Foto de Ricardo Osman |
SUCESSO – Mas, agora em dezembro, a prótese definitiva foi concluída com sucesso. Juventino terá de usá-la pelo resto da vida, tirando-a regularmente para limpeza. "Juventino já se adaptou à prótese", disse a veterinária Bianca Bueno Gomes, uma das integrantes da equipe. "Sem esse recurso, ele não iria conseguir andar, forçaria as outras três patas, poderia nem mais se levantar." É verdade que o paciente colaborou bastante com o tratamento. Viveu no hospital por todos esses meses, teve curativos trocados diariamente, sem reclamar. Hoje, ele usa também uma liga de descanso (de cor vermelha) na pata traseira direita, para não forçar demasiadamente o membro.
Neste Natal, Juventino teve alta do hospital da FMU e está seguindo para uma chácara no interior de São Paulo, seu novo e definitivo lar. Com certeza, vai encantar ainda mais o Natal de todas as crianças da região e daqueles que poderão desfrutar de sua companhia. Afinal, os jumentinhos estão nos presépios criados por São Francisco e Juju é um símbolo da Esperança, da Paz e da Perseverança. Um pequeno milagre da ciência registrado em uma instituição de ensino da cidade de São Paulo.
Juju, este blog deseja Um Feliz Natal. Que Deus o abençoe.
Agradecemos às professoras Ana Claudia Balda e Silke Schwarzbach, à veterinária Bianca Bueno Gomes e parabenizamos toda a equipe.
IMAGENS – O blog AnimaisOk acompanhou, com exclusividade, o tratamento e a colocação da prótese, de cor azul. Além do vídeo (acima), veja as fotos abaixo dos primeiros passos de Juventino com a nova prótese.
Fotos de Ricardo Osman. Foto 1: Juventino deitado para colocar a prótese. Veja a pata traseira sem o dedo e o casco. |
Foto 2: Juventino aguarda pacientemente, enquanto é feita a limpeza da pata. |
Foto 3: Tem início o curativo, o local recebe camadas de gaze. |
Foto 4: Hora de colocar a prótese, de cor azul, feita de resina e fibra de vidro, com ponta de alumínio e borracha. Repare o revestimento interno de espuma. |
Foto 5: A prótese é colocada com cuidado. O animal vai usar o pé artificial pelo resto da vida. Inclusive vai dormir com a prótese. |
Foto 6: Pronto. Em menos de dez minutos todo o procedimento foi concluído. |
Foto 7: A pata traseira direita ganha uma liga de descanso (cor vermelha) para evitar que o animal forçe o membro. |
Foto 8: Juventino já pode ficar de pé. A prótese será retirada e recolocada após limpeza sempre que necessário. |
Foto 9: Tudo pronto, ele parece mostrar para a câmera fotográfica o seu presente de Natal. |
Parabéns também à aluna Renata Ricci pelo trabalho da prótese. Acompanhei de perto o trabalho dela e fico muito feliz pelo resultado!
ResponderExcluirAdorei o modo como você relatou a história toda Ricardo! Parabéns!
ResponderExcluirE o maior felicitado de todos foi o Juju, que agora vai pra sua casa nova e com uma dona especial!
Que emocionante, trabalho lindo! Parabéns!!!
ResponderExcluirParabéns Renata pelo desempenho e iniciativa de criar uma protese para salvar esse jumento tão lindo. Essa vai para o seu TCC.
ResponderExcluirParabéns Ricardo pela reportagem.... e parabenizo também a equipe do Hospital Vterinário da FMU por essa iniciativa tão bonita.... é neses momentos que vemos que realmente vale a pena a nossa profissão.
ResponderExcluirParabéns a todos que ajudara de algum forma nesses meses com o Jumentinho!!!!
Regina Micha