terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Jumentinho ganha de Papai Noel um pezinho novo

ESPECIAL DE NATAL 



EXCLUSIVO –  O jumento Juventino, apelidado de Juju, ganhou neste Natal de 2012 um presente realmente inesquecível de Papai Noel. Juventino tem agora um pé de resina e fibra de vidro, e ponta de alumínio e borracha, para a sua pata traseira esquerda que perdeu o dedo e o casco. É uma prótese (de cor azul) projetada especificamente para ele e que salvou-lhe a vida. Os jumentos (os asininos), assim como os cavalos, não conseguem andar e viver de maneira saudável com apenas três patas apoiadas no chão. A prótese de resina e alumínio foi desenvolvida por uma equipe determinada de professores e veterinários do hospital da Faculdade de Medicina Veterinária da FMU, no campus do Morumbi, zona sul da Capital. Ao que tudo indica, Juventino é o primeiro jumento brasileiro – e do mundo – a ganhar um pé artificial para poder andar, correr e até dar uns saltinhos. 
Juventino: símbolo de esperança.
Foto de Ricardo Osman
                          No início deste ano, quando vivia em uma fazenda no Tocantins, Juventino sofreu um acidente: uma corda enroscou-se em sua pata traseira esquerda no pasto e causou por "estrangulamento" a necrose do dedo principal (a extremidade da pata, pois os jumentos e os cavalos andam sobre dedos). Juju perdeu as falanges 3.º e 2.º por causa na necrose. Mas a partir daí sua sorte mudou. O dono de Juventino precisava vir a São Paulo e o trouxe. Em abril deste ano, Juju deu entrada, em estado crítico, no hospital da Faculdade de Medicina Veterinária da FMU.  O paciente foi examinado e, diante do quadro complexo e aparentemente sem solução, o proprietário decidiu doar o animal para uma professora. Neste momento, a coordenação da faculdade, professores e profissionais do hospital Veterinário decidiram tentar uma solução inédita em asininos, mas já bem-sucedida em cavalos e até golfinhos (o caso de Winter, nos EUA): desenvolver uma prótese específica para o paciente, tarefa difícil, porque o material e até o peso do objeto deveriam ser testados à exaustão. Foram muitas tentativas e erros nestes nove meses. No percurso, Juju passou por uma cirurgia, com anestesia geral. Uma infecção da ferida levou à amputação da primeira falange. Ao todo, ele perdeu cerca de 12 centímetros da extremidade da pata.   
SUCESSO –  Mas, agora em dezembro, a prótese definitiva foi concluída com sucesso. Juventino terá de usá-la pelo resto da vida, tirando-a regularmente para limpeza. "Juventino já se adaptou à prótese", disse a veterinária Bianca Bueno Gomes, uma das integrantes da equipe. "Sem esse recurso, ele não iria conseguir andar, forçaria as outras três patas, poderia nem mais se levantar." É verdade que o paciente colaborou bastante com o tratamento. Viveu no hospital por todos esses meses, teve curativos trocados diariamente, sem reclamar. Hoje, ele usa também uma liga de descanso (de cor vermelha) na pata traseira direita, para não forçar demasiadamente o membro.
                       Neste Natal, Juventino teve alta do hospital da FMU e está seguindo para uma chácara no interior de São Paulo, seu novo e definitivo lar. Com certeza, vai encantar ainda mais o Natal de todas as crianças da região e daqueles que poderão desfrutar de sua companhia.  Afinal, os jumentinhos estão nos presépios criados por São Francisco e Juju é um símbolo da Esperança, da Paz e da Perseverança. Um pequeno milagre da ciência registrado em uma instituição de ensino da cidade de São Paulo. 
                          Juju, este blog deseja Um Feliz Natal. Que Deus o abençoe.

                          Agradecemos às professoras Ana Claudia Balda e Silke Schwarzbach, à veterinária Bianca Bueno Gomes e parabenizamos toda a equipe.

IMAGENS – O blog AnimaisOk acompanhou, com exclusividade, o tratamento e a colocação da prótese, de cor azul. Além do vídeo (acima), veja as fotos abaixo dos primeiros passos de Juventino com a nova prótese.

                


Fotos de Ricardo Osman
Foto 1: Juventino deitado para colocar a prótese.
Veja a pata traseira sem o dedo e o casco. 


Foto 2: Juventino aguarda pacientemente,
 enquanto é feita a limpeza da pata.


Foto 3: Tem início o curativo, o local recebe
camadas de gaze.


Foto 4: Hora de colocar a prótese, de cor azul,
feita de resina e fibra de vidro, com ponta de alumínio e borracha.
Repare o revestimento interno de espuma.
                                                               

Foto 5: A prótese é colocada com cuidado.
O animal vai usar o pé artificial pelo resto da vida.
Inclusive vai dormir com a prótese. 
                                          

Foto 6: Pronto. Em menos de dez minutos
todo o procedimento foi concluído. 
                                                                         
                                        
Foto 7: A pata traseira direita ganha
uma liga de descanso (cor vermelha)
para evitar que o animal forçe o membro.
                                                    
                                               
Foto 8: Juventino já pode ficar de pé. A prótese
será retirada e recolocada após limpeza sempre que necessário.
Foto 9: Tudo pronto, ele parece mostrar
para a câmera fotográfica o seu presente de Natal.
                                                                    
                   
         

5 comentários:

  1. Parabéns também à aluna Renata Ricci pelo trabalho da prótese. Acompanhei de perto o trabalho dela e fico muito feliz pelo resultado!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o modo como você relatou a história toda Ricardo! Parabéns!
    E o maior felicitado de todos foi o Juju, que agora vai pra sua casa nova e com uma dona especial!

    ResponderExcluir
  3. Que emocionante, trabalho lindo! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Renata pelo desempenho e iniciativa de criar uma protese para salvar esse jumento tão lindo. Essa vai para o seu TCC.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Ricardo pela reportagem.... e parabenizo também a equipe do Hospital Vterinário da FMU por essa iniciativa tão bonita.... é neses momentos que vemos que realmente vale a pena a nossa profissão.

    Parabéns a todos que ajudara de algum forma nesses meses com o Jumentinho!!!!

    Regina Micha

    ResponderExcluir