sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Surge no Facebook o esquadrão antifogos de artifício

Na maior Rede Social do planeta, o Facebook surge uma expressiva campanha brasileira contra os fogos de artifício, as bombas explosivas que aterrorizam os animais domésticos, silvestres e de produção – e não só os animais, mas crianças, doentes e idosos de nossa sociedade – e ameaçam toda a Natureza. Nesta época de Réveillon, quando muitos se preparam para soltar rojões, motivos de cães perdidos e feridos e de aves mortas, a notícia de que um esquadrão determinado de internautas utiliza a Rede Social para conscientizar o País do problema é animadora. O grupo foi batizado no Facebook como "Abaixo Fogos de Artifícios" e já tem milhares de adesões. Os coordenadores fazem uma Petição Pública para mudar a legislação. Leia entrevista com um dos coordenadores do grupo, o José Luis Soares, e os depoimentos de Ana Elisa de Rizzo e da estudante de Medicina Veterinária e dona de dois cachorros, Carla Pires.        

AnimaisOk – Como surgiu esse movimento no Facebook?
José Luis Soares – Iniciei o grupo “Abaixo Fogos de Artifícios” no final de 2010 com o objetivo de conscientizar as pessoas para os efeitos colaterais dessa ação ultrapassada, egoísta e assassina de comemorar com bombas. Possuo seis cães, dois deles nem se alteram quando ouvem os estampidos, dois ficam excitados e começam a correr, um entra em convulsão e o mais velho fica apavorado, treme e procura se esconder.

AnimaisOk – Como estão as adesões ao grupo?
José Luis Soares – Para minha surpresa as adesões são extraordinárias. Em dois dias, tínhamos mil pessoas e chegamos aos 5 mil em menos de um mês. Hoje estamos com mais de 24 mil membros ativos.

AnimaisOk – Quais efeitos nocivos dos fogos, além dos incêndios e do estresse em pessoas e animais?
José Luis Soares – Pelo Grupo tomei conhecimento de várias doenças que são causadas pela mistura de metais e outras substâncias que são usadas para dar a cor aos fogos. São centenas os efeitos colaterais dessas bombas. No Grupo existem várias pessoas que têm traumas psicológicos com as explosões e sofrem demasiadamente com elas. Os idosos, doentes, crianças são transtornados com o uso dessas bombas!

 AnimaisOk – Como está a Petição Pública?
José Luis Soares – Nossa Petição Pública será encaminhada ao Congresso Nacional com o intuito de criar uma legislação federal que termine com a fabricação, comercialização e uso indiscriminado. Estamos atualmente com 7,5 mil assinaturas. Precisamos de muito mais! O link é http://www.peticaopublica.com.br/?pi=soares11

Depoimento de Ana Elisa de Rizzo, uma das administradoras do grupo "Abaixo Fogos de Artifícios", no Facebook:
“Um dos principais objetivos em relação aos animais é conseguir fazer com que as pessoas respeitem a vida no planeta como um todo, e não apenas considerando o ser humano como superior e detentor da vida e da morte de outros seres. A consciência de que fogos de artifício são armas letais a animais e a seres humanos é fundamental para isso. Sabemos que é uma tradição, mas que tem de ser repensada como muitas outras foram. Fogos matam os animais, matam e ferem seriamente seres humanos e poluem intensamente o meio ambiente. É andar na contramão da nossa evolução moral, espiritual, científica e tecnológica."

Depoimento Carla Pires, dona de dois cães, moradora de São Paulo e estudante de Medicina Veterinária:
“Na minha casa enfrento duas situações distintas: com a Zara, uma pug de 5 anos, que chegou em nossa casa aos 30 dias de vida, e com a Teka, uma vira-lata de 4 anos, que adotamos já adulta. A Zara nos dias em que soltam fogos fica agressiva, ataca a Teka, late excessivamente, rodopia, corre de um lado para o outro, fica totalmente alterada. Já a Teka fica em pânico, vomita, se esconde, e não acha lugar que se sinta segura o suficiente. A primeira vez que presenciamos a cena pensamos até em pedir para a veterinária um remédio para dar em dias como o Réveillon, jogos da Copa do Mundo etc. Mas não posso medicar minhas cachorras com calmante toda vez que soltarem fogos. Vou prejudicar a saúde delas.
O que fazemos é NUNCA deixá-las sozinhas nestes dias de festa... Ficamos dentro de casa com portas e janelas fechadas até o barulho insuportável passar.
Seja na minha casa ou em casa de parentes e amigos – que já sabem que, se nos convidarem para passar Natal ou Réveillon, têm que incluir a Zara e a Teka. Esta nossa atitude é criticada por muita gente, mas só quem já presenciou uma crise de pânico de um cachorro por causa de fogos pode entender o desespero.”

LEIA REPORTAGEM DA "FOLHA DE S.PAULO" SOBRE O VIRA-LATA PARAFINA, que apareceu na escolinha de surfe de Santos assustado com os fogos de artifício do Réveillon do litoral paulista. A reportagem foi publicada na edição de sábado dia 29 de dezembro de 2012.  www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1207904-cao-vira-lata-das-ondas-vira-estrela-do-surfe-no-litoral-paulista.shtml





         

3 comentários:

  1. Não são so os animais domesticados que sofrem com os fogos, aqui tem um post mostrando o impacto deles sobre as aves, citando exemplos da morte de centenas de animais.

    http://apassarinhologa.blogspot.com.br/2012/12/impactos-dos-fogos-de-artificio-para-as.html

    ResponderExcluir
  2. Sim , verdade , toda a natureza e as pessoas sofrem com os fogos.Trecho de um texto que elaborei para o grupo Abaixo Fogos de Artificio no face :"Mas, as vítimas não são só os animais domesticados. Os animais silvestres e selvagens , que vivem soltos na natureza também sofrem , em silêncio, já que quase ninguém percebe ou vê a ação nociva que um rojão pode causar numa localidade de mata . Não devemos esquecer dos pássaros, macacos, muitos mamíferos como os quatis, gatos do mato, gambás e também lagartos, morcegos , insetos , etc. São muitas as espécies prejudicadas. Tanto o clarão, como a explosão dos fogos e bombas, os mata do coração ou por estresse. Ao tentar fugir ficam desorientados e, principalmente as aves, batem em obstáculos. Em pesquisa ,já foi comprovado que um sabiá leva três dias para voltar a cantar após um espetáculo pirotécnico . As aves e outros animais mudam seus comportamentos, alterando a rotina e, muitas vezes, provocando sua migração e também a alteração de seu ciclo reprodutor. E o pior, os levando à morte. "

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de fogos de artifício por causa do prejuízo ao meio ambiente e do estresse que causa em muitos animais.

    ResponderExcluir