terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Carta aberta aos novos veterinários

Vale a pena ler o discurso de Sergio Manzini na colação de grau dos formandos de 2014 da faculdade de Medicina Veterinária da FMU. O discurso foi feito na solenidade no Senac de Santo Amaro, na quinta-feira, dia 5 de fevereiro, e mostra com clareza os desafios dos novos profissionais.


"A minha vontade hoje é de apenas Fazer um pedido a vocês Novos Veterinários.

Mas, antes, quero dividir com vocês algumas observações que eu venho fazendo sobre eles que serão os pacientes e clientes de vocês.

Aqui no Brasil estão acontecendo muitas mudanças comportamentais que estão provocando uma verdadeira revolução nos costumes quando o assunto é tratamento, abandono e cuidado com os animais.

Muitos casais estão deixando de ter filhos e estão optando por ter animais de estimação, mas a dedicação a esses bichinhos está sendo igual ou até maior do que se fosse com uma criança e o reflexo desse comportamento é muito grande.

Hoje, cachorros vão de perua escolar para as ditas creches, para não ficarem o dia todo sozinhos em casa e lá têm brinquedos, piscina, cuidadores, professores etc.

Hoje, temos os especialistas em grande porte, pequeno porte, aves, répteis, tem oftalmologista, dermatologista, dentista, cardiologista e outras várias especialidades.

Aqueles que se dedicarão principalmente aos chamados “animais de pequeno porte” se preparem, pois vocês não serão vistos como veterinários, mas sim como pediatras, professores, cuidadores, tios, etc.  Minha filha fez estágio numa clínica que também tem a tal creche e acreditem, no final do ano, vários cachorros levaram presentinhos de Natal para a Tia que cuidou deles...

Hoje, está mais fácil encontrar uma clínica veterinária ou um pet shop do que uma farmácia.       Já existe até convênio médico pet.

Vários hotéis para nós humanos já estão aceitando animais para não perder cliente,,,

Antigamente quando o problema de saúde era um pouco mais grave, já surgia aquela perguntinha:  Dr., não tem aquela injeçãozinha para acabar com o sofrimento dele ?   grande desculpa essa do “sofrimento dele” !!!  Hoje, até cadeirinha de rodas já tem para eles...  Quanta diferença...

Até os testes de novos produtos em animais está quase chegando ao fim.

É, parece que finalmente a valorização dos animais chegou.  E quando falo animais não falo só de cachorrinhos e gatinhos... É geral !!!    Até no excesso de jumentos no Rio Grande do Norte os defensores se envolveram,  ou quando aparece alguém maltratando um cavalo numa carroça, todo mundo já cai de pau.

É claro que as redes sociais têm uma importância fabulosa nessas mudanças, pois tudo nelas ganha muito espaço e divulgação e, para os animais, isso é excelente.  É através delas, (as redes sociais) que tomamos conhecimento de mudanças na legislação e também vamos descobrindo a enorme quantidade de associações e ONG’s que estão se formando em prol dos animais, como:

Clube dos Vira-latas; Associação Natureza em Forma; Associação Maxmello de Amparo à Vida Animal; AcãoChego;
e Associação Vivacão: na qual um Padre que cuida de 200 cachorros e usa toda a verba que consegue nos casamentos que faz para comprar ração e cuidar dos animais. Ele não se acanha em postar sua mensagem no Face:  “hoje estamos sem dinheiro para comprar a ração dos animais...”.  essa é uma luta diária dele
Asseama: Para os seguidores da doutrina espírita, esta é uma casa kardecista voltada exclusivamente para atendimento aos animais.   Eles também tem um local que chamam de Santuário, onde mantém vários animais resgatados.
Cãodomínio: Em Florianópolis, um senhor montou um condomínio para cães de rua numa praça pública e ele mesmo cuida da manutenção.

A coisa está melhorando tanto para os animais que até o número de vegetarianos está aumentando e muito.   E na cola dos vegetarianos estão vindo os radicais Veganos.  Eu uso a palavra “radicais” não como crítica, muito pelo contrário, uso pela pura força da palavra, pois além de não comerem a carne de nenhum animal, eles também não se utilizam de nada que tenha origem animal.  Desde os comuns derivados, tipo leite, queijo, ovos, como também couros, lã.  Nem gelatina eles comem, pois também tem origem animal.

Tenho uma amiga vegana que adora usar uma camiseta com o desenho da cara de uma vaca e com os dizeres: “vai tomar o leite da sua Mãe”.

Tem mais uma coisa que eu gostaria de destacar, que a princípio é um pouco feia, mas se olharmos com outros olhos, até dá pra entender.  Hoje muitas pessoas estão pegando animais abandonados e deixando na frente das clínicas. São caixas cheias de filhotes ou cachorrinhos doentes ou tem aqueles que os deixam pra tomar banho e não voltam para buscar.   Entendo que as clínicas não gostem disso, pois com certeza representa um gasto a mais, mas se a gente olhar por um ângulo diferente, o fato das pessoas estarem fazendo isso, é um sinal de que o ser humano está mudando e mudando para melhor.  É uma demonstração de que os homens já não estão mais tão indiferentes aos bichinhos abandonados.  Melhor isso do que largar pelo mundo, como alguns poucos ainda fazem.  Por outro lado, tenho certeza de que essa caridade, que as clínicas fazem “aceitando” esses “abandonados”, será recompensada de alguma forma, não faltando nada para elas.



Será que está havendo uma Humanização no tratamento dispensado aos animais ??  Sinceramente, eu não chamaria de humanização...   Isso está mais para animalização no tratamento dos animais, pois nós humanos estamos é aprendendo com os animais, o que é uma amizade pura e sincera, o que é o tal amor incondicional e o que é respeitar um ser vivo, independentemente de sua espécie ou raça.


Bem,  dito tudo isso,  eu gostaria de finalizar as minhas palavras com um pedido direcionado a vocês Novos Profissionais da Medicina Veterinária:


Reservem nas agendas de vocês, algum tempo como doação, ajudando a essas ONG’s  e  Associações, seja em tratamentos, cirurgias ou em campanhas de castração, afinal esses legítimos "sem-teto", “sem-comida”, “sem-carinho”,    dedicam a vida deles para nós e diante disso, o que serão algumas horinhas cuidando deles ?

Nós da plateia, podemos doar ração e até carinho, mas vocês podem salvar vidas.

Muito obrigado e Que Deus abençoe a todos vocês.

Sérgio Manzini

(O autor do discurso é pai da médica-veterinária Anna Manzini, formada nesta turma)


Nenhum comentário:

Postar um comentário