sábado, 9 de abril de 2011

Bem-estar animal é discutido em congresso internacional realizado na USP

Dra. Cristiane Schilbach Pizzutto fala sobre animais em Zoológicos

                                O conceito de bem-estar animal aplicado a animais domésticos, silvestres, exóticos e domesticados está sendo discutido neste fim de semana (9 e 10 de abril) no Congresso Internacional de Bem-Estar Animal, realizado na Universidade de São Paulo (USP) pela Associação Médica Veterinária Brasileira de Bem-Estar Animal (Amvebbea). 
Dr. Néstor Calderón, da Universidade de La Salle
      As palestras deste sábado foram excelentes e acompanhei as apresentações. Destaco a da doutora Cristiane Schilbach Pizzutto que mostrou o trabalho de sua tese de doutorado com uma fêmea orangotango do Zoológico de São Paulo. A doutora Cristiane fez um projeto de "enriquecimento" do ambiente em que vivia a orangotango que melhorou a qualidade de vida do primata, e emocionou a platéia neste sábado. O animal vivia há anos no cativeiro do zoológico que não tinha uma única árvore. A doutora Cristiane mandou construir uma árvore artificial de 9 metros de altura e colocou nela cordas que simulavam os cipós. O resultado foi espetacular com a fêmea orangotango subindo na árvore já no primeiro dia, depois de alguns momentos de surpresa. "O enriquecimento de um ambiente ou da alimentação não depende tanto de dinheiro, mas de boa vontade", disse a doutora Cristiane. Enriquecer a alimentação significa, por exemplo, esconder os alimentos atrás de troncos ou dentro de caixas de forma a estimular a busca pelo animal. Na natureza, um felino chega a gastar 25% de seu tempo caçando. Os animais não encontram os alimentos nos potes. As situações que simulam o habitat de cada espécie contribuem para o bem-estar dos animais. 
                              Outro palestrante, o doutor Néstor Calderón, da Universidade de La Salle, na Colômbia, destacou aspectos éticos do conceito de bem-estar. "Somos muito afetivos com os animais domésticos na cultura latino americana, mas não nos dispomos muito a cuidar deles. Cuidar é diferente, exige dedicação e trabalho", afirmou o especialista. Ele destacou que, segundo o conceito de bem-estar, um animal deve estar "saudável, confortável, bem alimentado e seguro" em sua vida ao lado das pessoas. Ele contou que em Madri, na Espanha, já existem até especialistas em Psiquiatria Veterinária.
                              A presidente da Amvebbea, doutora Ceres Faraco, falou sobre os problemas enfrentados pelos animais domésticos no Brasil, vítimas de maus-tratos e do abandono. "Não está assegurado o bem-estar dos animais domésticos. Eles pagam um alto preço por conviverem intimimamente com os seres humanso. Não é fácil ser um animal de companhia", disse ela.
                             O congresso continua neste domingo, dia 10, a partir das 8 horas, no prédio da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP).

Mais informações no site: http://www.amvebbea.com.br/

                                  

2 comentários:

  1. Estive presente e realmente foi um espetáculo o trabalho e as palestras dadas por estes dois grandes profissionais.
    Meus pais estão te parabenizando pelo trabalho Ri! Muito bom =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Realmente..... o evento foi muito proveitoso.
    As palestras foram ótimas e tivemos a oportunidade de estar assistindo palestrantes brilhantes do bem estar animal!

    Bjs!

    ResponderExcluir