domingo, 17 de abril de 2011

O doutor dos olhos dos animais


Dr. Fernando de Barros Nóbrega Maia, oftalmologista de animais: examina os olhos de um gato

ESPECIAL DE PÁSCOA

Ele é especialista em tratamento de olhos de cães e gatos. Um médico veterinário dedicado ao complexo orgão da visão dos animais. Sabe muito sobre córneas, pupilas, cristalinos e doenças, como a catarata. O doutor Fernando de Barros Nóbrega Maia, médico veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), em 1998, é uma das maiores autoridades do País no assunto. Profissional com residência em clínica médica e cirurgia, e mestrado em Oftalmologia na USP. Atualmente, trabalha no Hospital Veterinário PetCare, no Morumbi, e na unidade do PROVET, na rua Divino Salvador, em Moema. Nas consultas, é possível perceber que ele une, ao conhecimento acadêmico, seu amor pelos animais. Fernando Maia tem para com os bichos um olhar especial. Por isso, já teve até um paciente orelhudo: o coelho Bininho. Embora sua especialidade seja em cães e gatos, Fernando Maia atendeu gentilmente o coelho e o curou de uma grave infecção nos olhos, o que evitou a cegueira.
A seguir, a ENTREVISTA EXCLUSIVA e o artigo sobre o dia em que Bininho foi ao oftalmologista.   



Dr. Fernando Maia e os sofisticados equipamentos

AnimaisOk _ Quais os problemas de olhos mais comuns em cães em uma cidade como São Paulo?
Dr.Fernando Maia _ Diagnosticamos com frequência úlceras de córnea, cataratas, ceratoconjuntivite seca (olhos secos).

AnimaisOk _ Quais as raças que exigem maiores cuidados com os olhos?
Dr. Fernando Maia _ As raças mais susceptíveis às lesões de córnea são as braquicefálicas, devido à maior exposição dos olhos, ou seja as Shih tzu, Lhasa Apso, Pug, Bulldog, entre outras.

             AnimaisOk _ Quais os problemas de olhos mais comuns em gatos?
            Dr. Fernando Maia _ Nos gatos, detectamos conjuntivites, úlceras de córnea, uveítes (inflamação intra-ocular).             AnimaisOk _ Há raças de gatos que exigem maiores cuidados? 
             Dr. Fernando Maia _ Sim. O gato Persa. Essa é a raça que exige maiores cuidados com os olhos, devido à conformação da face e projeção dos olhos.
            

            AnimaisOk _ Quais cuidados os proprietários de cães e gatos podem adotar diariamente para evitar problemas nos olhos de seus animais?
            Dr. Fernando Maia _ Secreções oculares devem ser limpas cuidadosamente com soro fisiológico. É muito importante que os proprietários fiquem atentos aos sintomas de problemas oculares - olhos vermelhos, secreção em excesso, coceira, olhos fechados ou piscando rapidamente. Se o animal apresentar um ou mais desses sinais, o proprietário deve procurar ajuda especializada.



O coelho Bininho: tratamento evitou a cegueira

AnimaisOk _ A doença de catarata é comum aparecer em animais idosos?
Dr. Fernando Maia _ A catarata pode ser senil, mas também são frequentes casos de catarata juvenil. Existem raças mais predispostas à catarata, como Poodle, Lhasa Apso, Cocker, Schnauzer e outras. Já entre os gatos, as cataratas são mais raras.
            
             AnimaisOk _ A cirurgia de catarata em cães e gatos é hoje um procedimento bem conhecido pela Medicina Veterinária? O que substitui o cristalino que é retirado?
             Dr. Fernando Maia _ A cirurgia é recomendada em muitos casos e, hoje em dia, a técnica mais indicada é semelhante à utilizada em seres humanos, sendo possível até o implante de uma lente artificial em substituição ao cristalino extraído.

            AnimaisOk _ O que é preciso fazer para um médico veterinário se tornar um oftalmologista?    
            Dr. Fernando Maia _ Atualmente o conhecimento aprofundado em áreas específicas pode ser obtido em cursos de especialização, pós graduação, programas de residência e estágios em centros de especialidades.



O COELHO BININHO VAI AO OFTALMOLOGISTA


Bininho em sua casa, o Coelhódromo: infecção nos olhos 

O coelho Bininho (o nome vem do diminutivo de albino) precisou ir ao oftalmologista depois que surgiu uma infecção no olho direito. Ele tinha quatro anos de idade e o caso era grave. Liguei para o Dr. Fernando Maia e marquei uma consulta. Não sabia se ele toparia ajudar o paciente orelhudo. Mas Maia era nossa última esperança. E ele topou. Ao entrarmos na sala da consulta, fiquei surpreso ao ver o médico veterinário apagar todas as luzes e fechar as cortinas. Mas logo tive a resposta: o veterinário pegou seus sofisticados equipamentos, com luzes internas verdes, e começou a examinar cuidadosamente os olhos de Bininho. O olho direito estava perdido, mas o esquerdo poderia ser salvo e garantir ao coelho uma qualidade de vida boa no quintal de casa. Começamos naquele dia uma luta contra a cegueira. "Vamos precisar fazer um longo tratamento para salvar esta vista", disse o doutor.



Tratamento intensivo com colírios

Ele indicou uma lista completa de medicamentos e colírios. Bininho precisava receber, durante 45 dias, seis doses diárias de colírios e tomar ainda, via oral, um antibiótico. Os olhos deveriam também ser lavados diariamente com água boricada. Os colírios eram anestésicos (para a dor), antibióticos especializados e até serviam para conter as secreções. Saí da consulta agradecido e com esperança. Bininho respondeu muito bem ao tratamento. Ao final dos 45 dias, a vista esquerda estava salva. Ele não tinha mais infecções e podia ver normalmente com o olho esquerdo. Viveu bem assim em companhia da cachorra Estrela, de Buguinho, Tetê, Gordo, Chérie e Lua e da irmã Botinha e o pai Malhadinho. Por muitos anos, esse pequeno campeão orelhudo correu alegre e saltitante pelo "coelhódromo" (sua casinha no quintal da residência) e apareceu para pedir pãozinho na porta da cozinha.

Feliz Páscoa Para todos,
Forte abraço,
Ricardo Osman   


Para saber mais: a história de Bininho está contada no meu livro "Estrela e o Quarteto Mágico - a vira-lata abandonada, seus filhotes e outras estórias", no Capítulo 26.

ONDE ENCONTRAR O DR. FERNANDO MAIA:

Muitos leitores deste blog enviaram perguntas no Comentários ao Dr. Fernando Maia. Agradecemos a todos. Pedimos, porém, aos leitores que buscam tratamento para seus animais (cães, gatos ou coelhos) que entrem em contato direto com o Dr. Fernando Maia. SOMENTE O DR. FERNANDO MAIA EM CONSULTA PODERÁ INDICAR ALGUM TIPO DE TRATAMENTO. 
O Dr. Fernando Maia atende em São Paulo.

PROVET
Contatos:
Funcionamento da unidade: De segunda a sexta-feira das 08:00 às 21:00 horas e sábados das 08:00 às 18:00 horas.
Telefone: 55 (11) 5055-9271

PET CARE: Unidade Morumbi

Avenida Giovanni Gronchi, 3.001 - São Paulo - SP

Tel.:(11) 3740-2152 

11 comentários:

  1. DR. FERNANDO MAIA TENHO UM PODLL DE 9 ANOS QUE HA UNS 13 MESES VENHO LUTANDO COM UMA SECREÇÃO AMARELO-ESVER QUE SAI COM ABUNDÂNCIA NOS OLHOS DELE, JÁ FUI PARA A UFRPE,VETERINÁRIO PARTICULAR E NÃO HOUVE ÊXITO, ME AJUDE POIS MEU CAOZINHO É REJEITADO PELAS PESSOAS COM NOJO DELE, NOSSA EU E MINHA MÃE CHORAMOS POR NÃO SABER MAIS O QUE FAZER.ROGAMOS P SÃO FRANCISCO DE ASSIS PROTEJE-LO E COLOCAR EM NOSSO CAMINHO UM VET QUE NOS AJUDE.GRATA DESDE JÁ VERÔNICA FRANÇA. SANTO AMARO- RECIFE- PE.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Verônica França, você pode entrar em contato por telefone com o Dr. Fernando Maia. Ele atende na unidade da Provet do bairro de Moema, em São Paulo. (11) 5055-9271 e (11) 5051-0306.
    Agradecemos sua carta e desejamos recuperação ao cachorrinho,
    Abraços,
    Ricardo Osman

    ResponderExcluir
  3. Dr.Fernando Maia , eu tenho um labrador hj ele esta com 8anos em 2009 ele teve um AVC desde então ficou com a visão prejudicada por esta razão, mas ele tinha um visão relativa só piorava no escuro , só que agora de uns tempos pra cá acho que ele esta totalmente cego pois tem um tipo de pelicula azul as vezes esverdeada em seus olhos , gostaria de saber se ainda seria possivel uma cirurgia para que ele voltasse a ver novamente ou se seria muito arriscado pela idade dele??? gde abs , desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
  4. Ola Dr. Fernando, meu marido esta desempregado e não tenho condições de levar meu coelho ao veterinário, pois não estamos conseguindo pagar nem nossas contas, porisso, clamo pela bondade do sr. em me dar uma orientação.

    Há dois dias meu coelho apareceu com algo que aparentemente parece uma bolsa de sangue dentro no olho esquerdo, fica entre a palpebra e o olho e a cada dia que passa aumenta o inchaço envolta do olho, procurei na internet e as fotos que achei mais parecidas com o caso dele são as dos animais com olhos de cereja. O sr. sabe me disse o que é isso, e como posso trata-lo? obrigada. Andrea

    ResponderExcluir
  5. Drº meu gato esta com descolamento de retina,que tratamentos existe p/ colocar a retina no lugar?
    etá fazendo tratamento p/ hipertireodismo,e ao mesmo tempo p/ pressão pois está alta,22.Está tomando atenolol e tapazol...
    Por favor gostaria de saber sua opinião.
    Ele não enxerga mais,as pupilas ficam o tempo todo bem dilatadas mas reagem bem na luz do sol,diminue bastante.
    Se puder mande a resposta via e-mail dani.zange@hotmail.com
    Daniela

    ResponderExcluir
  6. Estou com um problema com minha lhasa apso, ele já faz muito tempo q tem uma coceira envolta dos olhos muito forte, avezes chora e coça com muita força, não chega a fazer feridas mas incha, tipo uma alergia e pra piorar acho que afetou o olho , já algum tempo o olho direito começou a juntar remelas e o veterinário disse q era uma ucera, começamos a tratar e ela acabou por ficar cega daquele olho e agora passou para o esquerdo esta cheio de remelas e ele disse q é a mesma coisa e tb pode ser glaucoma ,estou tratando mas temo que ela fique cega do esquerdo tb, q q está debilitado.. acho q o veterinário errou no diagnóstico, suspeito que tem a ver com essa coceira envolta dos olhos. Oque o você acha Dr?

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia.
    Sou um criador de mini coelho ha varios anos e tenho varios problemas de coelhinhos no ninho ficarem com olhos inflamados, ja usei como forragem do ninho serragem, papel, feno e esse problema desaparece por alguns meses e novamente volta,tanto nós como outros amigos criadores tambem tem esse problema e não conseguimos encontrar veterinario que resolva, agora entrando na INTERNET fiquei esperançoso por saber que existe veterinario que se dedica a curar os olhos de animais , acredito que podera nos dar uma luz para como curar nossos lindos filhotinhos.Desde ja agradeço.
    Ricardo.

    ResponderExcluir
  8. Ola

    Tenho um coocker spaniel de 10 anos , há mais ou menos 3 anos ele usa colírio pois os olhos estão sempre irritados, mas não vejo melhora, limpo todos os dias a secreção .Poderia me orientar?

    ResponderExcluir
  9. Tenho um pincher de 5 anos que está com os 2 olhos todo branco e saindo uma secreção, ele coça e está dolorido, além de ter perdido a visão. Poderia me orientar? Desde já agradeço a atenção.


    ResponderExcluir
  10. Minha gata está com os olhos lacrimejando o que devo fazer ,por favor me ajude

    ResponderExcluir
  11. Estive aqui rapidnho. Gostei e vou voltar.
    Mãe de Marie

    ResponderExcluir