terça-feira, 17 de agosto de 2021

O paraíso dos cachorros no coração do Ibirapuera


Liberdade no Parque do Ibirapuera/Foto do autor

   Uma das áreas de lazer mais famosas do País, o Parque do Ibirapuera, localizado na cidade de São Paulo, tem um local para um saudável convívio das pessoas com os seus cães. É o Parque dos Cachorros.

Ocupando o espaço de um campo de futebol de areia, tendo ao redor gramados e árvores, o Parque dos Cachorros pode ser chamado de paraíso dos caninos. Neste local (entre os portões 6 e 7), os cães podem correr e brincar livremente sem as coleiras e as guias obrigatórias nas demais vias públicas e parques da cidade. Ao contrário de outros espaços destinados aos cães na cidade, este não é cercado.

Trata-se, portanto, de exceção a regras municipais e estaduais que exigem a permanente condução de cães por seus tutores.

Neste canto do Ibirapuera, no entanto, a liberdade exige maiores responsabilidade e vigilância dos donos dos animais. A regra é clara: não pode haver estresse entre os animais ou entre animais e usuários do parque e todas as fezes devem ser recolhidas pelos tutores.

A administração do Ibirapuera instalou no local um bebedouro para os cachorros. Aos sábados e domingo, o Parque dos Cachorros fica repleto dos amigos de quatro patas, com cães vira-latas e de raça se misturando, filhotes e idosos brincando, uma alegria geral.

Já a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do governo do Estado busca reforçar a regra com a campanha Passeio Responsável”, que conta com o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo. A campanha informa aos tutores a maneira como deve ser feito um passeio e destaca a necessidade da condução de cães em guias e coleiras nas áreas públicas.

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário