segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Comissão do CRMV-SP atua em resgate de animais durante incêndio no Parque do Juquery

Toda a equipe de resgate no Parque do Juquery/Foto Comunicação do CRMV-SP 


    Um balão provocou um incêndio devastador no Parque Estadual do Juquery. no domingo dia 22 de agosto. Localizado na região metropolitana de São Paulo, no município de Franco da Rocha, o parque tem vegetação de cerrado. O clima seco de agosto deixou a flora e fauna vulneráveis a incêndios e o balão desencadeou a tragédia: em poucos dias, 80% da área do parque foi destruída pelo fogo. 
    Além do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e voluntários, a própria Comissão de Resgate Técnico de Animais e Medicina Veterinária de Desastres do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) entrou em campo, liderando os trabalhos de salvamento dos bichos. Uma importante providência da Comissão foi divulgar um vídeo desmentindo fake news que se espalharam pela internet, e esclarecendo o que estava sendo feito de fato para ajudar a flora e a fauna. Muitos animais foram resgatados pelos médicos veterinários.  

Resgate de animais queimados/Foto Comunicação CRMV-SP

    Segundo comunicado no site do CRMV-SP, a Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres (CRTAMVD) foi criada por meio da Resolução CRMV-SP nº 2969/2021. E tem o objetivo de ampliar o diálogo e fomentar políticas públicas no estado de São Paulo para atendimento a ocorrências com animais em situação de emergência, tais como incêndios florestais, deslizamentos de terra, rompimento de barragens, entre outros desastres e catástrofes ambientais. 


Foto: Comunicação CRMV-SP





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário