sábado, 28 de agosto de 2021

ONG tenta resgatar 200 cães e gatos do Afeganistão. Um voo teria decolado hoje de Cabul com parte dos animais e da equipe.

 

O ex-militar Pen Farthing em Cabul
O ex- militar britânico Pen Farthing, fundador da ONG Nowzad (https://www.nowzad.com/), está tentando retirar de Cabul, no Afeganistão, em voos fretados com financiamento particular, cerca de duzentos cães e gatos, além de toda a equipe da ONG. 

Depois de um embarque frustrado na sexta-feira, dia de um atentado terrorista no aeroporto de Cabul que provocou a morte de 170 pessoas, neste sábado um avião decolou em segurança com parte da equipe da ONG e parte dos animais, segundo comunicado da Nowzad em rede social. 

No entanto, alguns funcionários da Nowzad e animais "ficaram para trás", conforme a nota oficial. "Os nossos pensamentos por enquanto estão com a nossa equipa e com as muitas pessoas e animais que também foram deixados para trás. Faremos o possível para ajudá-los", diz o comunicado.

A tensão aumenta no Afeganistão neste fim de semana. A retirada completa das forças norte-americanas do país está prevista para a terça-feira, dia 31/08. Até lá cidadãos de diversos países e afegãos tentam deixar o país, fugindo do governo do Talibã, que recuperou o poder neste mês de agosto depois que os EUA anunciaram que retirariam todas as suas tropas do país asiático. 

A atuação da ONG Nowzad no Afeganistão já foi notícia neste blog em 2014. A ONG foi fundada durante a guerra contra terroristas em 2007 e reúne principalmente militares britânicos preocupados com a vida e o bem-estar dos animais no Afeganistão.  

Fundadores e funcionários de outras ONGs de resgate de animais do Afeganistão estão em meio a confusão no aeroporto de Cabul. As informações disponíveis em redes sociais são às vezes desencontradas. Neste sábado, a  Kabul Small Animal Rescue afirmou que tenta obter o apoio de autoridades da Inglaterra para o embarque de animais resgatados no Afeganistão e de sua equipe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário