sexta-feira, 3 de junho de 2022

Probióticos: os micróbios de estimação de seus pets!

  O intestino dos cães e dos gatos têm bilhões de microorganismos vivos que colaboram na digestão de nutrientes, combatem patógenos e até produzem vitaminas. São bactérias e leveduras consideradas boazinhas, amigas do corpo, essenciais para a digestão saudável.
  Portanto, nem todo micróbio é inimigo de seu pet!
  Muitas vezes é preciso ingeri-los para restabelecer a flora intestinal adequada. No caso, por exemplo, de diarreias, do uso de antibióticos, de desequilíbrio da flora intestinal por qualquer doença ou infestação de vermes é necessária a reposição.  
  Atentas aos avanços das pesquisas sobre a saúde dos pets, as indústrias de alimentos e de medicamentos veterinários desenvolveram os PROBIÓTICOS, produtos "pro" "vida" (bio), que são normalmente pastas ou cápsulas com as bactérias e leveduras essenciais para a saúde de caninos e de felinos.
  O uso, no entanto, dos probióticos deve ser recomendado por médico veterinário, pois se houver exagero nas doses o excesso pode causar também problemas.   
  Um ponto importante para os tutores é o de saberem que cães e gatos têm floras intestinais diferentes; cada espécie um tem seus próprios micróbios de estimação.  
  Segundo o American Kennel Club e artigos acadêmicos apenas dois microorganismos (dos mais importantes) são comuns:
  • Lactobacillus acidophilus
  • Enterococcus faecium
   Uma dieta adequada para seu pet, com suplemento com probióticos quando necessário, garante o bom funcionamento do sistema gastrointestinal e consequentemente do sistema imunológico. 
   Este tipo de abordagem mostra uma visão mais ampla e correta do que é o complexo sistema de digestão de alimentos.  
     
PSNão fiquem impressionados com essas informações, nós humanos também temos bilhões de seres microscópicos no intestino. Uns fazem bem e outros podem fazer mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário