domingo, 1 de maio de 2011

O guru dos donos de cachorro



O Encantador de Cães, Cesar Millan, nas ruas de Los Angeles com sua matilha/Fotos Divulgação

O novo guru dos donos de cachorros no Brasil é Cesar Millan, O Encantador de Cães, um mexicano que vive na cidade de Los Angeles, no oeste dos Estados Unidos, onde fundou o seu Centro de Psicologia Canina. Os ensinamentos de Cesar Millan chegam aos brasileiros principalmente por seus programas na televisão. Os programas são exibidos no Animal Planet, na noite das terças-feiras, e agora passarão a ser exibidos no Discorevy Channel. Cesar Millan é autor de dois livros de sucesso nos Estados Unidos, que já foram publicados no Brasil: "O Encantador de Cães - compreenda o melhor amigo do homem" e "Cães Educados, Donos Felizes".
Imagino que de cada grupo de dez donos de cães que param para conversar nos parques da grandes cidades do País, como São Paulo, seis ou sete conhecem os ensinamentos deste psicólogo de cachorros. É o que percebo nas conversas com donos de cães em São Paulo. A turma está assistindo aos programas e lendo os livros do mexicano porque ouvi falar de sua capacidade de reabilitar cachorros. Mas o que nos ensina Cesar Millan, a ponto de ser o novo guru dos amigos dos cachorros?

Cesar Millan e os amigos caninos: método inovador
Cesar Millan defende a tese de que todo cão pode ter um comportamento saudável, uma atitude sociável e mansa desde que seja criado por um líder de matilha que tenha uma energia calma e assertiva. O cão deve ser submisso a seu líder, fazer exercícios físicos constantemente e receber afeição depois da disciplina (e não o contrário, como ocorre normalmente nas famílias). Um cão não deve ser humanizado, porque isso o afasta da natureza de sua espécie. O Encantador de Cães, hoje um dos "professores" mais populares nos Estados Unidos sobre como devemos lidar com nossos cachorros, tem o mérito de dizer que TREINA PESSOAS E REABILITA CÃES. Nos livros e nos programas de televisão fica clara sua mensagem: as principais correções feitas nos casos de ansiedade, comportamento obsessivo e agressividade caninas são destinadas aos donos dos animais, que de uma forma ou de outra contribuem, estimulam ou permitem tal comportamento. 
Cesar Millan tem uma frase que destaco: "Acredito que todos os cães entram em nossa vida para nos ensinar algo." É esta exatamente a experiência que tenho com meus cães, como Estrela, que retirei das ruas de São Paulo.

Alguns ensinamentos:
Energia clama e assertiva
É a energia que você precisa projetar para mostrar ao seu cão que você é o líder da matilha calmo e assertivo. Perceba que assertivo não quer dizer bravo nem agressivo. Ser calmo e assertivo significa ser sempre compassivo, mas também estar no controle de maneira tranquila.
Exercícios, disciplina e carinho... nessa ordem!
Esses são os três ingredientes para criar um cão feliz e equilibrado. A maioria dos donos de cães só oferece carinho.
a) Exercícios: caminhar com o cão por pelomenos uma hora, todos os dias e de maneira correta.
b) Disciplina: definir regras, limites e restrições ao cão, de maneira não-abusiva.
c) Carinho: uma recompensa que damos aos cães e a nós mesmos, mas apenas depois de eles estarem calmos e submissos na nossa matilha.
Humanizar um cão
Muitos donos cometem o erro de tratar seus cães como crianças. Aconselho às pessoas que tentem ver o mundo pelos olhos dos cães. Roupas bonitas, ração de marca e mansão milionária não farão o cão feliz. Exercícios regulares, um líder de matilha forte e estável e carinho conquistado o tornarão calmo e equilibrado.
(trechos do livro O Encantador de Cães)


Millan: agora no Discovery Channel

Especialistas do Brasil em comportamento de cachorros criticam algumas técnicas de Cesar Millan e alegam que os programas na televisão não mostram se os resultados positivos perduram por muito tempo. Dizem que ele recorre demasiadamente à técnica de tombar o animal no chão (quando se coloca o cão de barriga para o alto, para obter sua submissão). São pontos de vista que devem ser respeitados. Ninguém é perfeito. Mas com certeza Cesar Millan dá enorme contribuição com seus livros e programa de televisão para melhorar o relacionamento das pessoas com seus cachorrinhos, principalmente quando aponta que o problema (comportamento inadequado, agressividade e medo) pode ser consequência das atitudes dos donos.


Para saber mais:
LivrosO Encantador de Cães (Traduzido para o português/Verus Editora/2007), que conta a história de Cesar Millan, de seu método de trabalho e apresenta seus ensinamentos, e Cães Educados, donos felizes (Verus Editora/2010), que traz de maneira prática, com descrição de casos, a terapia que aplica no Centro de Psicologia Canina.
Televisão: programa O Encantador de Cães, no Animal Planet, terças-feiras, às 22 horas, e agora no Discovery Channel, quintas-feiras, às 20 horas.
Site http://www.cesarsway.com/

4 comentários:

  1. Nossa decidi a faculdade que ia fazer vendo esse cara Cesar Millan você é o melhor...Espero em algum dia ainda te conhcer!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo cesar.adoraria conhece-lo.

    ResponderExcluir
  3. Eu acompanho os programas há muito tempo e quanto à técnica tão polêmica dos tombamentos e toques no cão, ele sóas utiliza em cães extremamente agressivos! Existe um contexto, ele está lidando com um cão líder...

    ResponderExcluir
  4. "Especialistas do Brasil em comportamento de cachorros criticam algumas técnicas de Cesar Millan e alegam que os programas na televisão NÃO MOSTRAM SE OS RESULTADOS POSITIVOS PERDURAM POR MUITO TEMPO."
    Para os especialistas que afirmaram isso, eu apenas digo para assistirem mais vezes os programas. Durante os episódios o próprio César afirma que só obtem respostas positivas depois de o humano mudar sua conduta diante do cão. Se o dono assim persistir, muito provavelmente comportamento (positivo) do cão continuará!

    ResponderExcluir